A Black Friday no Brasil em 2020 será um marco histórico para o consumo online. Acompanhe o artigo até o final e descubra por quê!
Se tem uma mudança forte que 2020 trouxe para a vida da população brasileira, é o relacionamento com o digital. A adequação obrigatória de hábitos, somada às facilidades proporcionadas pela tecnologia, principalmente no que diz respeito ao mobile, tornaram o consumidor mais consciente de suas necessidades, mais exigente com a qualidade dos produtos e serviços que adquire e, consequentemente, mais cauteloso.
O cenário da pandemia não modificou apenas as tendências de compra, mas a maneira como as marcas se posicionam, em um contexto muito maior de concorrência. Agora, a preocupação não está com a loja da esquina mais próxima, e sim com as artimanhas do segmento de forma ampla e, em muitos casos, global.
A Black Friday no Brasil, antes tão aguardada por seus descontos arrasadores e imperdíveis, mantém sua importância, claro, todavia em um universo imperativamente estratégico.
O motivo?
57% dos brasileiros estão comprando mais online, em comparação com o período anterior ao isolamento social, segundo pesquisa da Google com a Ipsos. O marco é histórico!
Então, como permanecer atrativo e gerando lembrança de marca, diante de circunstâncias assim… sem precedentes?
Vejamos alguns insights que podem facilitar esse caminho.
O consumidor está planejando mais!
Com uma pesquisa simples na internet sobre um objeto de desejo, o usuário dá de cara com um extenso comparativo. São diversas lojas que, além de brigar pela primeira posição, querem destacar-se por suas condições e preços persuasivos.
Pois é… o preço ainda é o principal foco, mas pode perder sua força se as demais características que envolvem a compra online não forem bem pensadas.
O movimento vem acontecendo com mais expressividade. Agora, diante das inúmeras opções de fornecedores, a dor não está apenas na qualidade do que é oferecido, mas em como uma empresa consegue tornar o mesmo produto que ela e suas concorrentes vendem mais interessante.
Imagine o seguinte:
A empresa X vende um smartphone da marca Y com 40% de desconto na Black Friday. O frete é grátis apenas para a região Sudeste, e pode demorar cerca de 10 dias para chegar.
A empresa Z vende o mesmo smartphone com 30% de desconto, mas o frete é grátis e expresso para todo o Brasil, há cashback de 10% no valor do aparelho e ainda oferece como brinde uma película para proteção.
Qual das duas promoções você considera mais sedutora?
“Menos super descontos, mais fazer bons negócios”
A afirmação é da diretora de negócios para o varejo da Google Brasil, Gleidys Salvanha.
Para a Black Friday no Brasil em 2020, esse é o mantra que deve ser seguido. Afinal, o evento não é mais sobre fazer queima de estoque e sim uma oportunidade de se diferenciar, conquistar e fidelizar novos clientes.
Google Shopping gratuito?
A listagem gratuita de produtos no Google Shopping chegou ao Brasil. Antes, aparecer na plataforma só era possível se um anúncio estivesse vinculado ao produto, ou seja, tinha que pagar.
A partir de agora, a conexão com o cliente em potencial ganha mais um canal forte e totalmente grátis, positivo para as empresas que ficarão mais visíveis aos seus públicos de forma mais barata e aos consumidores, que terão um leque maior de escolhas.
Sendo assim, as palavras de ordem são: invista em convencimento atrelado ao SEO qualificado.
Olha ele, o bom e velho, aí novamente!
Algumas dicas para você bombar o Google Shopping nesta Black Friday no Brasil:
1 | Capriche no feed
Verifique as palavras-chave mais interessantes e que tenham um percentual razoavelmente baixo de dificuldade para ranquear;
2 | Invista nos títulos chamativos
Eles são seu cartão de visita e o convite para uma efetiva “chamada para ação”;
3 | As imagens devem ser nítidas e mostrar detalhes
Além de aumentar a relevância do produto anunciado (gratuitamente), seu consumidor sentirá mais confiança;
4 | Sabe aquela característica matadora e definidora da compra?
Ela deve ganhar muito destaque na descrição do produto. Mostre os detalhes técnicos e ressalte os atributos principais. Faça isso com as fotos, também!;
5 | O Google Shopping é mais uma plataforma para otimizar seus resultados
Não deixe de fazer uma conta por lá, antes da chegada da Black Friday no Brasil!
Os 3 atributos que não podem faltar em sua promoção black friday no Brasil
O dia da black friday há tempos não é somente um. As marcas fazem semana, mês e até “black fridays” próprias ao longo do ano, para causar impacto mesmo.
Mas, atenção, o consumidor é esperto!
Uma péssima prática que observamos em algumas empresas brasileiras é o aumento de preço em um determinado período antes da black friday, e aí uma redução que parece ser incrível, mas que na verdade só volta ao valor original do produto.
Como dissemos anteriormente, o consumidor está pesquisando mais. E fazer isso é o mesmo que assinar uma sentença de que a marca não é digna de confiança. Portanto, promova ofertas reais, especialmente neste período de tantas expectativas.
Com base em suas pesquisas, a Google revelou ao mercado quais são as principais tendências para a Black Friday no Brasil em 2020. Confira o compilado que preparamos:
1 | A CHAVE-MESTRA DA PROMOÇÃO: OS PREÇOS BAIXOS
Desde a origem da black friday, o consumidor espera por “precinho”, um atributo mínimo que sempre gerou valor para a data, e assim deve continuar. E sim, segundo a Google, ele ainda é o argumento decisivo em um fechamento de compra
Faça um desconto real, com apelo para a urgência do consumo ou para a escassez do produto. O ”faltam tantas horas para acabar” e o “são as últimas unidades” continuam sendo gatilhos poderosos para o impulso do consumo.
2 | CASHBACK: UMA NOVIDADE QUE VEM CRESCENDO COM FORÇA
Olha só que interessante!
A Google revelou que a busca por cupons de desconto é 35 vezes maior do que por cashback. Porém, os usuários têm se interessado de forma escalonada e acelerada (74% anos após ano) por assuntos relacionados a ter o dinheiro de volta, mais do que por obter cupom (30% ano após ano).
3 | O FRETE É A CEREJA DO BOLO
As buscas por frete grátis no Google, em julho de 2020, subiram 118% com relação à black friday 2019. E isso ocorreu em um período de portas fechadas nas lojas físicas.
Agora, as tendências esperadas envolvem as soluções híbridas e omnichanel. O “compre online e retire na loja” conquista, progressivamente, uma popularidade nunca antes vista.
Mas, ainda assim, os fretes grátis e expresso obtêm atenção instantânea e demonstram boas oportunidades, já que a necessidade do imediatismo – muitas vezes provocada pelas compras de última hora – é uma dor que também precisa ser resolvida pelas empresas.
A Black Friday no Brasil começa muito antes da última sexta de novembro e termina muitas semanas depois
Mais uma vez vamos aos dados: lembra que falamos de como o consumidor está mais cauteloso em seu planejamento?
Pois é…
Entre primeira pesquisa e tomada de decisão, a Google diz que essa jornada vem durando cerca de 10 semanas. E os estágios que distinguem estas fases são 3: o acúmulo, a mania e a última chamada.
O ACÚMULO
Momento em que é importante gerar conhecimento sobre a sua marca e divulgar as ofertas.
A MANIA
Na semana oficial da Black Friday no Brasil, ative o interesse dos usuários para fechar negócios com descontos e ofertas ao vivo.
A ÚLTIMA CHAMADA
As semanas após a black friday, para pegar os negociadores de última hora. Uma ótima ideia para quem quiser aproveitar o embalo e manter as vendas aquecidas para o final de ano.
E COMO FICAM AS ESTRATÉGIAS?
Conte com as etapas de consciência dentro do funil. Não faça uma comunicação apenas para o consumidor final, visando conversão direta. Abrace os indecisos, ou aqueles que ainda estão descobrindo o produto ideal para sanar seu problema.
Lembra quais são elas?
TOPO: Aprendizados, descobertas e reconhecimento do problema
MEIO: Consideração da solução
FUNDO: Decisão de compra
A Black Friday no Brasil é um mar de oportunidades, inclusive para os mal intencionados
Promoção incrível, ok. Ofertas irresistíveis, ok. Novos clientes entrando e fidelizando, ok.
Mas não esqueça da SEGURANÇA. O crescimento do consumo online abriu uma brecha enorme para os hackers e eles encontram falhas como ninguém.
Veja algumas medidas que você pode tomar em seu negócio, e protegê-lo dos invasores:
- Observe falhas na autenticação;
- Gerencie bots para que consiga interromper suas ações de forma eficaz;
- Inspecione os novos parceiros e os existentes também;
- Revise códigos-fonte abertos para vulnerabilidades;
- Detecte ameaças, adotando tecnologias que monitoram o comportamento do navegador do lado do cliente.
Conclusão
Agora que você já vem preparando seus descontos fantásticos e recheados de vantagens para a sua marca e para seus clientes, vamos relembrar: a black friday é mais do que uma sexta-feira de descontos.
Essa é uma temporada que marca o início do movimento de compras de final de ano, tão decisiva para fechar o balanço com maestria.
Se a sua marca ainda não está online, ou você considera que suas estratégias não entregam os frutos projetados, então é hora de revê-las.
A solução está aqui:
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