Como andam os processos e ações de marketing digital em sua empresa? Você já parou para pensar que adotando as ferramentas certeiras de automação de marketing, o trabalho da equipe torna-se mais eficiente e direcionado ao que realmente importa?
Levar os leads a uma tomada de decisão e convertê-los pode ser um percurso mais ágil, bastando um pouquinho de conhecimento e as dicas certas. Em linhas gerais, a automação de marketing ajuda a entender os estágios de cada lead na jornada de compra. Ainda auxilia no relacionamento com os já clientes, tornando-os fiéis e, inclusive, promotores da marca.
Ficou curioso e quer saber mais? Nesta semana, a WebShare explora a temática a fundo e revela o que você precisa saber, da teoria à prática, para fazer escolhas bem-sucedidas para o seu business.
Vamos lá!?
O que é automação de marketing?
Mais do que entender de máquina, é preciso entender de pessoas. É claro que há muita tecnologia envolvida em automação de marketing, afinal o intuito é deixar alguns processos automáticos sim. Todavia, a capacidade humana de raciocínio e a percepção sobre as mudanças de comportamento de consumo é primordial para a estratégia ser eficiente.
Conceitualmente, automação de marketing é o ato de utilizar softwares e táticas para aumentar a produtividade e, consequentemente, os resultados. Um exemplo é a plataforma LeadLovers, que funciona como uma ferramenta “tudo em um”, pois possibilita a execução de diversas estratégias.
No final das contas, as ferramentas permitem o acesso a dados fundamentais para montar artimanhas que possibilitam:
• Customização de conteúdo;
• Qualificação de leads para o processo de vendas;
• Automatização de tarefas diárias como e-mail marketing e divulgação nas mídias sociais;
• Elaboração de páginas persuasivas;
• Criar anúncios nas ferramentas de Ads;
• Desenvolvimento de conteúdos relevantes para os leads em todos os estágios do funil;
• Redução da dependência de programadores e designers;
• Monitoramento de resultados em cada ação com clareza e rapidez.
Com isso, queremos abrir a sua mente para a seguinte informação: a inovação aqui é transformar a comunicação com os públicos de forma poderosa. Ou seja, o automático é muito bem pensado, e não pode ser esquecido no limbo.
Assim sendo, podemos resumir os pontos-chave da automação de marketing em três:
Oportunidade de expansão dos negócios
Permite atingir públicos em larga escala e, o mais incrível de tudo, de forma personalizada. Isso quer dizer que o relacionamento com o possível cliente do seu negócio online não torna-se genérico, ao contrário, prepara-o com maior eficácia para o momento da compra.
Redução nos custos em todos os lados
Além disso, com o investimento em automação não há a necessidade de novas contratações para os times de marketing e vendas. Os custos de aquisição de clientes são menores, a taxa de retenção é otimizada e existem chances viáveis de aumento em receita e vendas.
Consequente aumento do ROI
O Retorno sobre o Investimento (ROI) é um dos melhores indicadores do sucesso de um negócio. Isto é, se os números dizem que o retorno obtido nas ações foi maior que o investimento realizado, então tudo está dando certo.
Com a otimização do tempo promovida pela automação de marketing, a equipe consegue focar esforços no que realmente importa: na estratégia do negócio. Realmente, tempo é dinheiro.
Benefícios da automação de marketing
Todas as ações em marketing têm os seguintes propósitos: atrair leads qualificados, promover o fechamento da venda e fidelizar os clientes conquistados. E, atualmente, o Inbound Marketing é o protagonista de toda a jornada de compra. Isso quer dizer que a ATRAÇÃO é a base de todas as estratégias e a automação precisa ser pensada com essa finalidade.
Confira abaixo, rapidamente, as principais vantagens proporcionadas pela automação de marketing:
Nutrição de leads que não estão no momento ideal de compra
Não importa o motivo: orçamento apertado, outras prioridades, falta de percepção de problemas existentes ou timing – entre muitas outras possibilidades. Enquanto não há decisão, você precisa agregar valor, gerar credibilidade e awareness. Desta forma, o potencial cliente certamente lembrará da sua marca quando a hora da escolha chegar.
Taxa de fechamento mais alta, com foco nas etapas finais de venda
Sem a necessidade de partir do zero na educação do lead, já que a ferramenta de automação foi responsável pela disseminação de conteúdos criados previamente para esse propósito, o processo de fechamento torna-se muito mais produtivo.
Persona: comunicação singular para cada perfil
O ideal é sempre segmentar. Desta forma, você consegue manter um relacionamento mais próximo e pessoal com o seu lead. Cada persona percorre um trajeto personalizado para as suas necessidades, com conteúdos que prendem o interesse e geram expectativas.
Adeus retrabalho
Você até consegue gerenciar poucas contas manualmente. Entretanto, conforme seu negócio cresce, faz-se necessário o uso da inteligência proporcionada pela automação. Logicamente, o trabalho humano ainda será fundamental. Porém uma vez criados os caminhos, não é necessário fazer tudo novamente do zero.
Otimização do tempo
Menos tempo e energia gastos na execução de ações que podem ser automatizadas, resultam em análise eficaz. Ocorre melhora no planejamento estratégico, identificação ágil de problemas e elaboração rápida de soluções. Processos e equipe agradecem.
Leads preparados, vendas qualificadas
Com a preparação do lead através de nutrição, a conversa com a equipe de vendas é apenas o empurrãozinho necessário para a tomada de decisão de compra. Ou seja, benefícios para ambos os lados.
Tempo de vendas direcionado para a decisão
Ao chegar até a equipe de vendas, o lead provavelmente já está nas últimas etapas do funil o que economiza tempo. Com todo o trabalho de sistema já realizado, a tarefa do vendedor é ajudar na escolha da melhor solução.
Identificação do estágio de compra dentro do funil
Saber o que, como e quando conversar com o lead. Respeitando o momento de cada um, o conteúdo que chega ao potencial cliente é adequado e tem grande potencial de levá-lo ao próximo estágio do funil.
O que define uma boa ferramenta de automação de marketing?
O que é bom para o seu concorrente, pode não ser bom para você. Com essa máxima em mente, pense em todos os softwares com os quais o seu negócio já trabalha. Uma opção que interaja com o maior número de sistemas que você já utiliza poupará ainda mais tempo e facilitará no treinamento da equipe.
Porém, essencialmente, as seguintes características devem existir em um bom instrumento de automação de marketing:
• #1 Suporte para dúvidas e problemas de sua equipe;
• #2 Gerenciamento e análise dos perfis nas mídias sociais;
• #3 Disparo automatizado de e-mail marketing;
• #4 Geração e gerenciamento de leads;
• #5 Fluxo de nutrição para a jornada do cliente;;
• #6 Comunicação padronizada e ao, mesmo tempo, íntima e pessoal;
• #7 Segmentar leads e clientes por interesse e perfil;
• #8 Lead Scoring: escolha do lead foco;
• #9 Trabalho conjunto com uma plataforma de CRM;
• #10 Atualização de dados em tempo real.
CONFIRA AS PLATAFORMAS QUE RECOMENDAMOS:
De olho nas novas tecnologias que surgem à velocidade da luz, a WebShare separou três exemplos de ferramentas que estão disponíveis no mercado. Vale a pena dar uma conferida e escolher a alternativa que melhor se encaixar no perfil do seu negócio:
#1 LEADLOVERS
A Leadlovers é direcionada para todos os tipos de negócios, tanto online quanto do “mundo real”. Seu design é clean e de fácil usabilidade. Além disso, oferece um bônus com tutoriais e cursos para o usuário utilizar da forma que mais se adequar ao seu perfil.
A plataforma não tem uma versão trial, no entanto promete garantia de 30 dias para a satisfação do cliente, ou o dinheiro de volta; eficiência na taxa de entrega de e-mails ao lead; integração com outras ferramentas e suporte nacional.
#2 MAUTIC
É um programa de código aberto, moderno, facilmente adaptável e totalmente gratuito. Porém, é recomendado para empresas que já possuam conhecimentos em TI. Não há suporte. Há custos de aprendizagem e algumas limitações sobre suas funcionalidades, no entanto ela fornece os principais serviços da automação de marketing.
Seus criadores pensaram na Mautic, essencialmente, para mostrar que o potencial da Automação de Marketing não pode ficar restrito apenas às grandes empresas. Ou seja, todas as organizações usufruem de forma igual de seus benefícios.
#3 RD STATION
É a plataforma líder do mercado, de propriedade da empresa responsável pela popularização do Inbound Marketing no Brasil, Resultados Digitais. É muito funcional para empresas que estão começando, pois possui interface amigável, muito material de ajuda e suporte em português.
Possui período de teste grátis, sem a necessidade de apresentar cartão de crédito e vende-se como a “ferramenta tudo em um para gerenciar e automatizar as ações em Marketing Digital”. Também associa-se a diversas ferramentas e promete ter todas as funcionalidades necessárias.
Hora de traçar suas estratégias em automação de marketing!
Agora que você já conhece o poder da automação de marketing, que tal entrar em contato conosco!? A WebShare lhe ajudará a traçar o caminho do sucesso em suas estratégias.
Temos a equipe de especialistas mais qualificada do mercado para promover uma transformação nas suas oportunidades. Seja protagonista no seu segmento, alavanque e expanda seus negócios de forma inteligente.