Atualizações do Google trazem novidades ao Brasil

Sumário

Desde agosto de 2016 o setor digital brasileiro que trabalha com Google vem aguardando as atualizações anunciadas pela empresa no Webmaster Central Blog. Dia 10 de janeiro elas chegaram e já estão em vigor trazendo novidades e facilidades para o acesso mobile. Mas o que mudou?

Adeus etiqueta Mobile-Friendly

No começo de 2015 o gigante das pesquisas chegou apavorando os desenvolvedores com a exigência de sites compatíveis com tablets e smartphones. Quem passasse a ser Mobile-Friendly ganhava uma etiqueta de identificação na hora da busca pelo site e ganhava também a dianteira no ranqueamento quando comparado a sites sem a tecnologia responsiva implementada.

Parece que o recado foi entendido, e bem rápido. De acordo com o próprio Google, hoje 85% dos sites indexados em buscas feitas por aparelhos móveis já estão enquadrados na definição de Mobile-Friendly. Justamente por isso que a etiqueta que antes aparecia abaixo da url do site na hora da busca não será mais exibida.

Google retira selo Mobile Friendly WebShare 300x120 1

Atenção redobrada com conteúdos intrusivos

Muito cuidado na hora de inserir anúncios ou pop-ups em sites Mobile-Friendly, agora o Google está de olho em alguns critérios que podem classificar o seu site como intrusivo e rebaixa-lo no ranqueamento diante dos demais. Por exemplo, evite pop-ups que cubram todo o conteúdo principal assim que o usuário o acessa o site ou mesmo durante a navegação.

Adeus também para as imagens ou anúncios que tomam 100% da página antes mesmo do usuário ter acesso ao conteúdo desejado, além dos que cubram toda a primeira dobra do site, forçando o usuário a rolar a página para conseguir ter acesso ao que procura.

Alguns recursos ainda são tolerados, sendo inclusive necessários, como pop-ups que alertem sobre cookies, verificadores de idade, etc. Banners discretos e que possam ser encerrados de forma fácil ainda são permitidos, como os que oferecem a instalação do app do site, por exemplo.

Mais do que nunca, é preciso ficar atento às exigências do Google para não deixar o seu trabalho de planejamento mobile ser prejudicado pelas ações descritas acima. A informação está em qualquer lugar, agora vale o seu esforço garantir que ela chegue sempre em primeiro.

Fonte: https://webmasters.googleblog.com

Picture of Karine Tavares

Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

Compartilhe

Compartilhe

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site.

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?