Desde agosto de 2016 o setor digital brasileiro que trabalha com Google vem aguardando as atualizações anunciadas pela empresa no Webmaster Central Blog. Dia 10 de janeiro elas chegaram e já estão em vigor trazendo novidades e facilidades para o acesso mobile. Mas o que mudou?
Adeus etiqueta Mobile-Friendly
No começo de 2015 o gigante das pesquisas chegou apavorando os desenvolvedores com a exigência de sites compatíveis com tablets e smartphones. Quem passasse a ser Mobile-Friendly ganhava uma etiqueta de identificação na hora da busca pelo site e ganhava também a dianteira no ranqueamento quando comparado a sites sem a tecnologia responsiva implementada.
Parece que o recado foi entendido, e bem rápido. De acordo com o próprio Google, hoje 85% dos sites indexados em buscas feitas por aparelhos móveis já estão enquadrados na definição de Mobile-Friendly. Justamente por isso que a etiqueta que antes aparecia abaixo da url do site na hora da busca não será mais exibida.
Atenção redobrada com conteúdos intrusivos
Muito cuidado na hora de inserir anúncios ou pop-ups em sites Mobile-Friendly, agora o Google está de olho em alguns critérios que podem classificar o seu site como intrusivo e rebaixa-lo no ranqueamento diante dos demais. Por exemplo, evite pop-ups que cubram todo o conteúdo principal assim que o usuário o acessa o site ou mesmo durante a navegação.
Adeus também para as imagens ou anúncios que tomam 100% da página antes mesmo do usuário ter acesso ao conteúdo desejado, além dos que cubram toda a primeira dobra do site, forçando o usuário a rolar a página para conseguir ter acesso ao que procura.
Alguns recursos ainda são tolerados, sendo inclusive necessários, como pop-ups que alertem sobre cookies, verificadores de idade, etc. Banners discretos e que possam ser encerrados de forma fácil ainda são permitidos, como os que oferecem a instalação do app do site, por exemplo.
Mais do que nunca, é preciso ficar atento às exigências do Google para não deixar o seu trabalho de planejamento mobile ser prejudicado pelas ações descritas acima. A informação está em qualquer lugar, agora vale o seu esforço garantir que ela chegue sempre em primeiro.