Atualização do Google: o que vem acontecendo com o algoritmo?

Sumário

De repente, aquela palavra-chave que há tempos vinha ranqueando um conteúdo seu no topo começou a oscilar, apresentar instabilidade e um sobe e desce que você não conseguiu entender. Será que mais uma vez ele aprontou das dele? Aconteceu alguma atualização do Google muito robusta e claro que você não ficou sabendo.

Não, não… peraí!

A lei da Gigante é sempre avisar quando há uma mudança significativa, que mexerá demais nos resultados de busca. Isso, para preparar os especialistas em SEO para não deixarem que se esvaia pelo ralo todo o esforço dispensado até aqui.

Então, o que realmente vem acontecendo com o algoritmo nos últimos tempos?

Especialistas perceberam muita volatilidade na SERP. Isso tem a ver com uma atualização do Google?

Algumas empresas que medem e avaliam as mudanças nos resultados do Google vêm notando a instabilidade, desde meados de janeiro. O pico ocorreu entre os dias 7 e 13 de fevereiro. Moz, SemRush e SERPmetrics mostraram grandes variações no termômetro de volatilidade, todas muito semelhantes.

A partir disso, saímos todos em busca de respostas. E elas vieram de forma bem cética: O GOOGLE SEMPRE REALIZA ATUALIZAÇÕES.

Segundo um post no Twitter de Danny Sullivan, porta-voz do Google, as mudanças acontecem o tempo todo. Depois disso, ele sugere que o público leia o “General Advice” da empresa:

We do updates all the time. I would suggest rereading our general advice about this: https://t.co/aL4QObvvhH
— Danny Sullivan (@dannysullivan) February 13, 2020

No post da própria Google, publicado em 12 de novembro de 2019, a Gigante informa que há modificações a todo o momento, e que apenas as grandes são avisadas (algo que a gente sabe muito bem). É que na visão deles, pequenas atualizações, via de regra, não precisam ser comunicadas pois não há nada a se fazer em termos de SEO.

NO ENTANTO, SABEMOS QUE MESMO MINÚSCULAS, ELAS PODEM FAZER GRANDES DIFERENÇAS NO RANQUEAMENTO.

Como agir diante de uma atualização do Google – de qualquer porte

Monitorar o movimento da SERP é a melhor forma de entender se houve ou não alguma atualização de impacto para os resultados.

De uma coisa temos plena ciência: o Google está, constantemente, inventando uma moda nova. Vivemos os tempos de foco em aprendizado de máquina, Inteligência Artificial e experiência do usuário.

Por exemplo, se você atua com aluguel de betoneir ou qualquer outro tipo de serviço, mantenha conteúdos qualificados, boa usabilidade e responsividade (seja mobile friendly e mobile first) para garantir a retenção dos usuários em seu site. É isso o que o motor de busca precisa, para entender que você é bom no que faz e que no seu negócio está a melhor resposta para as dores do público.

Além disso, não se esqueça também que o algoritmo do Google procura sempre melhorar a experiência e a satisfação dos seus visitantes, ao pesquisar sobre assuntos diversos.

Então, se um determinado usuário procurar informações sobre modelos de divisórias de vidro para escritório, ele poderá encontrar todas as informações que precisa, tudo isso sem entrar em site algum.

Sendo assim, se você deseja alavancar o seu posicionamento nos mecanismos de busca, escrever sobre conteúdos relevantes e que irão auxiliar o público a solucionarem as suas necessidades é uma ótima alternativa.

Procure não focar em textos invasivos ou que tenham um formato direto de propaganda. Até mesmo se você atua em nichos, como na prestação de serviços de dobra de chapa, opte por abordar assuntos que chamem a atenção do seu público de forma orgânica.

Dessa forma, é possível aumentar a sua importância para os seus usuários, assim como para o Google.

A WebShare lhe ajuda a avaliar uma atualização do Google

Nós entendemos muito sobre o maior buscador e temos o time mais capacitado do mercado. Entre em contato conosco e agende uma consultoria.

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Karine Tavares

Coordenadora dos times de conteúdo e SEO na WebShare, tenho formação em jornalismo há mais de 10 anos. Sou especialista em comunicação corporativa e marketing de conteúdo. Minhas experiências nas áreas incluem redação jornalística, redação SEO e copywriting, além de UX Writing, Inbound Marketing e análise de dados.

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