Uma das grandes vantagens de criar anúncios no Google Ads é o seu poder de monitoramento e geração de dados essenciais para análise. Porém, de nada adianta toda essa informação rica e poderosa se você não souber o que realmente olhar e o que elas significam.
Pensando nisso, separamos 5 métricas essenciais do Google Ads para explicar para você. Assim, conseguimos ajudá-lo a descobrir se suas campanhas estão realmente obtendo sucesso ou se precisam melhorar e como.
E aí, vamos lá?
CTR
A taxa de cliques, representada pela sigla CTR, resulta da divisão do número de cliques pelo número de vezes que eles foram exibidos, as impressões. Com esse dado, muito importante para a sua campanha, é possível entender o seu desempenho e também os dos seus concorrentes.
A ideia é bem simples: quanto mais seu CTR cresce, mais você está na frente. Caso ele diminua, é porque seus concorrentes estão passando na sua frente. Além disso, quanto maior ele estiver, menor será o seu CPC e maior o volume de tráfego.
Ou seja, é um ótimo dado para você avaliar sempre que for otimizar suas campanhas.
CPC
O custo por clique (CPC) é a métrica que mostra qual o valor de conversão de cada usuário quando ele clica no seu anúncio. Quanto menor for seu CPC, maior será o seu ROI, afinal você estará gastando pouco para converter.
Além de ajudar a controlar o seu orçamento, o CPC indica a qualidade do seu anúncio. Isto é: quanto mais alto ele estiver, menos relevante a campanha é. Serve para sua página de destino e para a relevância das palavras-chaves. CPC alto é indício de problemas. Analise.
Impressões
As impressões são o resultado da divisão do número de vezes que os anúncios aparecem pela busca quantidade de busca das palavras-chaves definidas por você. Vale ressaltar que nem sempre seus anúncios irão aparecer. Tudo depende do leilão estabelecido a cada pesquisa no buscador.
A partir dessa métrica é possível entender se seus anúncios são relevantes, se as palavras-chaves selecionadas são as melhores, se o orçamento está adequado e como está o desempenho dos concorrentes.
Fique atento: uma taxa de impressões pequena indica algo errado. Revise e otimize.
Índice de qualidade
Esta é uma das métricas mais importantes. Aqui entra o seu CTR, CPC, relevância das palavras-chave e das páginas de destino. Ou seja, o índice de qualidade é uma média desses dados e chega para você como uma nota atribuída pelo Google.
Quanto maior esse índice, maior o seu volume de tráfego, o CTR e menor o CPC.
Taxa de conversãoTaxa de conversão
Por fim, é claro que não poderia ficar de fora a taxa de conversão. Esse dado mostra o que aconteceu depois que a pessoa clicou no seu anúncio.
Ah, vale ressaltar: muitos acham que conversão significa venda. Mas não é bem assim. Conversão é tudo aquilo que você define como tal. Logo, pode ser a captura de um e-mail, responder uma pesquisa…qualquer coisa que seja o objetivo da sua campanha.
Essa taxa indica o resultado oficial. Ou seja, mostra se realmente os anúncios estão cumprindo seu papel e trazendo o retorno desejado.
COMO OTIMIZAR CAMPANHAS DE GOOGLE ADS?
Pronto, agora você está por dentro das 5 principais métricas do Google Ads e pode analisar mais claramente os resultados fornecidos pela ferramenta. A grande riqueza da plataforma é possuir os dados em tempo real e poder fazer os ajustes necessários para que o ROI seja o melhor possível.
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