Se você tem um perfil no Instagram, já percebeu que o queridinho hoje em dia é o Reels. Então, se a sua marca quer investir no que é tendência, saiba o que é o Algoritmo do Instagram e como ele interage com o formato de publicação mais popular do momento.
O que é o Algoritmo do Instagram?
Um algoritmo em uma plataforma nada mais é do que um conjunto de procedimentos programados para realizar determinada tarefa.
Na internet, o resultado do trabalho dos algoritmo fornece informações de produtos e notícias que mais se encaixam no perfil do navegante.
Portanto, se tratando especificamente do Algoritmo do Instagram, os seus procedimentos servem para avaliar a relevância de publicações para cada público.
Logo, quem sabe como funciona o algoritmo dessa rede social, consegue produzir conteúdos que se aproximam do que é esperado para o alcance de ranqueamento do robô, maior engajamento, conversão e fidelização de leads e, consecutivamente, possíveis vendas ou prestações de serviços.
Como funciona o novo Algoritmo do Instagram?
O mundo virtual vive em constante adaptação e evolução. E a internet caminha em mão dupla com a experiência do usuário.
Por isso, as redes sociais vivem se atualizando. No caso do Instagram, a novidade é que, em vez de apenas um aplicativo de fotos bonitas, agora a rede seja cada vez mais um espaço com conteúdo de qualidade.
Não adianta mais garantir um feed bonito Os seguidores querem que a sua marca tenha conteúdo de qualidade para oferecer e que esta oferta seja constante, para não cair no esquecimento diante da alta velocidade do tempo virtual.
Quanto mais o algoritmo identificar qualidade nos teus posts, maior é o alcance no ranqueamento.
Quer saber do que o algoritmo do seu Instagram gosta? Procure no Feed e no Explorar!
O Algoritmo do Instagram decodifica e interpreta o comportamento dos seus usuários a cada curtida e comentário.
E, tanto no espaço do Feed como no Explorar, é possível perceber as sugestões de postagens que esse sistema identificou e apresentou como sendo as que têm mais a ver com os interesses deles.
Por exemplo, se você segue e curte as postagens sobre a atual campeã do BBB, Juliette, vai perceber que enquanto olha as postagens sugeridas no Feed e no Explorar, novos posts sobre esse assunto vão aparecer.
Como posso trabalhar com o Algoritmo do Instagram?
Agora que você já entendeu como ele funciona, use esse conhecimento para produzir conteúdos com forte engajamento, fazer pesquisa, validar produtos, criar anúncios, analisar audiência e até, atender seus clientes.
Para fazer o seu perfil ter maior engajamento é preciso investir em ações que estudem quais são os maiores interesses do seu público alvo, o que é tendência atual e transformar tudo isso em informação de qualidade a cada post.
Depois disso, é importantíssimo saber como usar os formatos de publicação dessa rede social. Por isso, vamos conversar hoje sobre o queridinho do momento, o Reels.
O que é o Reels do Instagram?
O Reels no Instagram é um dos formatos de publicação de conteúdos do Instagram. Ele é um recurso de gravação de vídeos curtos, com possibilidade de uso de sons, gifs, textos e muito mais.
Outras ferramentas da rede social é a postagem no Feed com uma imagem fixa ou um conjunto de imagens fixas que podem chegar até 10 e são chamadas de Carrossel.
Também há as publicações no Story, que duram 24 horas, o IGTV, com vídeos tempos maiores de duração e outros.
No Reels, suas vantagens vão desde o fato de que seus vídeos são postagens com reprodução automática e de curta duração ao fato de que som e movimento se revelaram na rede social como mais atrativos do que as imagens estáticas.
Como funciona o Reels?
Ao acessar o Instagram, na área de publicações, há a opção do Reels. Ao selecionar, só é preciso gravar o seu vídeo ou escolher um vídeo já existente em seu celular e subí-lo para o aplicativo.
Os vídeos podem ter duração de até 60 segundos. E é possível juntar vídeos curtos para a construção de um único Reels.
Depois, dentro do próprio Reels, encontre as opções de edição oferecidas, como o uso de filtros, músicas, temporizador, textos, gifs e outros.
Há a opção também de usar o áudio do Reels de outros perfis e também de realizar remix com vídeos de outros usuários.
Por fim, selecione compartilhar o vídeo no feed do perfil e nos stories, podendo aparecer na aba Explorar. E publique!
Pronto! Seu Reels está no ar!
Lembre-se de que as pessoas não assistem Reels para procurar promoções ou produtos. Elas querem encontrar, de modo interessante, publicações interativas como distrações divertidas ou novos conhecimentos.
Por isso, humanize seu Reels. Descubra o que seu público alvo gosta e costuma seguir, quais os melhores horários que eles aparecem para interagir e como o diferencial da sua marca pode cativá-los com entretenimento e informações úteis que geram até vontade de compartilhar com os amigos.
Como funciona o Algoritmo do Reels?
O algoritmo próprio do Reels decide quais publicações neste formato cada usuário encontra identificando o tempo de visualização.
Quanto mais tempo o usuário passar assistindo um Reels de um perfil específico, mais o Instagram vai entender que ele gostou do conteúdo e vai encaminhar outras produções do mesmo ou até de perfis com conteúdos similares que também estejam sendo mais assistidos.
Atenção: Saiba o que diminui o engajamento no Instagram
E como uma dica bônus, deixamos por último informações sobre como não deixar seu engajamento cair. Se liga nas recomendações:
Não caia na lábia de propagandas que oferecem a compra de seguidores ou curtidas;
Não permita que seu conteúdo utilize hashtags irrelevantes ou que nada tenham a ver com a proposta do post;
Não deixe de cumprir promessas oferecidas em suas postagens. Ninguém gosta de ser enganado. Se disser em sua arte na imagem que vai apresentar 2 novidades, informe com clareza no conteúdo quais são essas novidades.
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