Com um novo ano iniciando é hora de avaliar os acertos e erros de 2018 e começar 2019 mais preparado, certo? Pensando nisso, nós separamos 5 dicas para o seu e-commerce com base nas principais tendências do mercado de tecnologia.
Vamos ver como você pode faturar ainda mais nesse novo ano?
Um mercado sólido
Primeiramente, é preciso destacar o quanto os e-commerce cresceram nos últimos anos. De acordo com o portal Statista, 1,66 bilhões de pessoas compraram por meio da internet em 2017. Já em 2018, 7 a cada 10 brasileiros fez compras online de forma regular, segundo a Price Waterhouse Coopers.
Com base nisto, como vender mais em 2019?
#1 Realidade Aumentada
Esse assunto começou tímido e terminou 2018 em alta, indicando o seu forte crescimento no ano que vem. Por que você deve investir em realidade aumentada (AR) em 2019?
Porque algumas marcas gigantes do mercado estão fazendo e o resultado é incrível. No setor de maquiagem, a Sephora é um exemplos ao usar a AR para ajudar no processo de escolha dos seus consumidores. Pois assim, eles podem simular o resultado e fazer a compra sem medo.
Outro exemplo é a IKEA, também referência ao disponibilizar a AR para projetar como será o resultado de um determinado móvel. Ou seja, você tem uma visão real com relação a espaço e combinação com o restante do ambiente.
Demais, né? Que tal começar pensar onde a AR iria se encaixar no seu e-commerce no próximo ano?
#2 Aplicativos
O mobile-first já é uma realidade consagrada quando se trata de compras online. Sim, as pessoas estão comprando cada vez mais por meio dos seus smartphones. E mais, estes mesmos usuários preferem mais, segundo as pesquisas, comprar em um aplicativo do que na versão mobile do site.
Através dos aplicativos também é possível tornar a experiência do usuário mais personalizada, uma ideia a qual o público se mostra bastante favorável. Isto, receber indicações de produtos para o seu perfil e com base no seu histórico de compras. E você, já pensou em um aplicativo para o seu e-commerce?
#3 Pickup store
Outra forte tendência e que fica como dica para você é o pickup store ou o sistema de compra e retira. É aquela ideia de fazer a compra online e retirar o produto na loja física. Muitas empresas estão adotando a isto, pois resolve um dos maiores problemas hoje de quem compra online: o frete.
Além disso, ele soluciona problemas da compra em locais físicos como filas e estacionamento. Para o empreendedor também, afinal ele não precisa manter um estoque. Incrível, não é?
#4 Compras por voz
Uma realidade em outros países, as compras por voz devem chegar em breve ao Brasil. Seja por meio da Siri ou do Google Assistant, o qual os norte-americanos já experimentam através da possibilidade de fazer pedidos por voz no Wallmart.
É bem possível que em breve o Google aprimore suas ferramentas e torne isto ainda mais viável. Porém, nada impede de você já começar a pensar em como as compras por voz se aplicam ao seu negócio.
#5 Chatbots
Por fim, não poderíamos deixar de citar os chatbots. Eles cresceram muito ao longo de 2018 e sem dúvidas são uma dica valiosa para 2019. A ferramenta consegue solucionar dois problemas: a necessidade de retorno imediato ao cliente e o fato de liberar você de atender a pessoa em questões básicas e pouco complexas.
Por isso, se o seu e-commerce não utiliza chatbots, comece a considerar. Ele poderá trazer resultados excelentes.
Como crescer em 2019?
O seu e-commerce tem uma série de possibilidades para testar, implementar e trabalhar. O que isto significa? Que é preciso por as mãos na massa e montar estratégias para analisar os resultados.
A melhor forma de fazer isto é contando com uma equipe profissional e qualificada, que possa ser eficiente em suas ações. Quer saber mais sobre? Entre em contato conosco e tire suas dúvidas.