O que é?
O Funil de Vendas nada mais é do que uma forma de enquadrar os diferentes estágios de compra de um futuro consumidor. Sua representação visual é uma pirâmide invertida e se divide em três: o topo, o meio e o fundo de funil.
O que é Topo do Funil?
Este é o estágio inicial e é representado visualmente pela base da pirâmide. Ele indica os leads ainda não convertidos ou sequer atingidos, ou seja, o público-alvo que pode ainda nem ter tido contato com a sua marca.
Para esta fase é estratégia é produzir conteúdos introdutórios, informativos e que sejam atrativos para transformar essa pessoa em um lead qualificado e colocá-lo no próximo estágio.
E o Meio de Funil?
Este é o estágio intermediário e fica no centro da pirâmide. Um pouco mais estreito, ele indica os potenciais clientes dentro do processo de venda.
Aqui, os materiais produzidos seguem a estratégia de fortalecer o relacionamento entre a sua marca e o público. Este é o momento também de gerar demanda do seu serviço ou produto.
O que representa o Fundo de Funil?
O Fundo de Funil é o estágio final desse processo de venda e é representado pelo pico da pirâmide. Este é o ponto onde o lead está pronto para realizar a conversão.
A estratégia aqui é produzir materiais mostrando o seu potencial de solucionar o problema desse cliente e também motivos para ele escolher você entre as demais opções do mercado.
Por que o Funil de Vendas é importante?
O funil de vendas é parte fundamental da estratégia de Marketing Digital. A partir da fase em que a pessoa está, se trabalham ações específicas, bem como conteúdos, para conduzi-lá ao longo do funil durante todo processo até o ponto de conversão.
Logo, é uma ferramenta poderosa e que concentra suas ações no público-alvo e suas necessidades e sentimentos. Com isto, consegue maximizar os ganhos, gerar material rico e aumentar as vendas.