O que é B2B e B2C? Com certeza você já escutou essas siglas quando o assunto é marketing. Elas representam dois modelos de negócios ,utilizados por empresas com características diferentes, para atingirem seus objetivos. Confira.
Business to Business (B2B)
Traduzindo literalmente como de empresa para empresa, é um termo usado no marketing para especificar que um negócio, serviço ou produto, é feito para o público empresarial.
Um bom exemplo para isso são algumas as indústrias, que fabricam seus produtos para serem revendidos as grandes lojas que por sua vez fará a venda final para o consumidor.
Business to Consumer (B2C)
Com certeza, após a explicação do termo acima, fica fácil identificar o seu significado não é mesmo? Traduzindo literalmente como de empresa para consumidores, também é um termo utilizado no marketing para especificar que seu produto ou serviço tem como público alvo o consumidor final.
Pegando o exemplo utilizado acima, as grandes lojas que fazem a venda de um produto ou serviço, vende diretamente para o consumidor.
O que é Marketing B2B?
Como explicamos anteriormente que B2B significa a negociação entre empresas. Então, a partir disso, podemos resumir esse tipo de marketing como aplicação de estratégias visando à venda de empresas para outras.
Em outras palavras, o marketing B2B é quando uma organização adquire um produto ou serviço de outra empresa com o objetivo de revender, usá-lo como componente na fabricação de produtos próprios ou utilizar no processo de otimização dos negócios.
Muitas vezes essa venda consiste em um grande desafio, pois do outro lado está um cliente que também é gestor de negócios e vai avaliar todas as variantes antes da tomada de decisão.
Como funciona o marketing B2B?
Partindo do princípio de que o marketing pode ser caracterizado como a alma do negócio e de empresas para empresas essa premissa não é diferente. O B2B é importante para as organizações conseguirem prospectarem um número maior de negócios. Ele consiste na concentração de esforços para gerar leads qualificados, conduzi-los pelo funil de vendas até ser convertido para cliente.
Mas esse é um processo longo, ainda mais quando o cliente é de outra empresa. Portanto, quanto maior a eficiência do marketing B2B, fornecendo uma série de conteúdos criativos e relevantes, mantendo assim o relacionamento com o cliente, as chances de concluir a venda é maior.
O que é uma empresa B2B?
As empresas B2B são aquelas que fazem negócios com outras organizações. Podem atuar como fornecedores de matéria prima ou no ramo do varejo vendendo insumos, por exemplo.
Isso quer dizer que, ao contrário das organizações B2C que são votadas para o consumidor, s B2B possuem uma visão mais ampla de mercado, se mantendo posicionadas de maneira estratégias, prontas para oferecerem produtos e serviços de acordo com as necessidades e interesses de outras empresas.
O modelo de negócio B2B pode ser feito em qualquer nicho do mercado.