O que é algoritmo? – Glossário WebShare
O algoritmo nada mais é do que uma sequência de tarefas a serem executadas com ordenamento e finalização predefinidos. Ou seja, tem início, meio e fim. Esses processos podem ser realizados por um programa de computador, qualquer outro dispositivo e, até mesmo, por seres humanos.
- Uma receita culinária;
- Um manual de instruções;
- Uma página da Web.
Parando para analisar, pense: todos esses exemplos dependem de dados organizados em um curso lógico, para atingirem os resultados desejados. É bem possível que você consiga lembrar de outras referências do dia a dia que sigam esse mesmo padrão.
POIS É, O ALGORITMO NÃO FOI INVENTADO PELO UNIVERSO DIGITAL
O conceito de algoritmo data de séculos e mais séculos atrás, atribuído a matemáticos gregos que criaram a Peneira de Eratóstenes e o algoritmo de Euclides.
Aliás, a primeira “programadora” da história – sim, uma mulher – é Ada Lovelace, matemática e escritora inglesa. No século XIX, ela criou uma série de passos para concretizar um cálculo matemático em uma máquina – os números de Bernoulli.
A popularização da palavra “algoritmo”
Não há quem ache fácil, à primeira vista, a linguagem de códigos utilizada pelos programadores. Sendo assim, nem vamos chegar tão longe nesse assunto. A intenção neste artigo é esclarecer a você o que é algoritmo e, indo além, por que ele é tão importante para a sobrevivência online.
Vejamos os contextos!
PARA AS CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO
Em ciências da computação, se corretamente aplicado, o algoritmo significará uma sucessão de ações que visam resolver um problema. São comandos escritos nos mínimos detalhes, passo a passo, para que uma máquina opere.
Exemplo:
Imagine que você tem à sua frente um robô. Em síntese, ele não terá nenhum tipo de comportamento e precisa de instruções para andar, abrir uma porta ou segurar um objeto.
Quanto mais informações são fornecidas e atualizadas, mais completa, útil e produtiva será sua relação com ele.
Tais dados, com diversas variáveis e mudanças de caminho consideradas, podem ser manipulados para, cada vez mais, andarem em direção à automação, Machine Learning e, por conseguinte, à Inteligência Artificial.
PARA O MARKETING DIGITAL
Com o advento da internet, o significado de algoritmo passou a tomar outras formas, tão importante para a linguagem da tecnologia da informação quanto para o trabalho dos profissionais de marketing.
No ambiente digital, vive-se em função dessas engrenagens, e a meta é sempre deixá-las “contentes”. São elas que decidem para quem, quando e por que o nosso conteúdo, produto ou serviço deve ser sugerido.
O trabalho aqui é entender, dentro do objetivo de cada estratégia, como cada plataforma e rede social constrói a sua linguagem de dados. A partir daqui, não importa se você quer vender, engajar público ou tornar uma marca autoridade sólida na internet, capte as regras e obedeça sem questioná-las.
A função do algoritmo nas redes sociais
Bem, cada rede social tem as próprias instruções para seu algoritmo. Quer ver?
Baseados no padrão de comportamento de cada usuário, personalizadamente, o algoritmo do Facebook categoriza e define quais post aparecerão em seu feed de notícias. A proposta é apresentar relevância, considerando a individualidade dos perfis.
É um algoritmo praticamente indecifrável, pois leva em conta centenas de milhares de fatores, alguns mais comuns como potencial de engajamento, autenticidade da publicação e o tempo de relacionamento com a postagem.
Mas não se engane: assim como todos os demais que você verá hoje, o algoritmo do Facebook está em constante processo de mutação.
Das inúmeras características deste algoritmo, podemos destacar que ele leva em consideração a temporalidade das publicações, o engajamento total do post, o comportamento de busca e o tempo de consumo da publicação.
Além do feed, a chave-mestra da atualidade no instagram são os “Stories”. Aqui, nós já sabemos que além de priorizar atualizações recentes, também mostra prioritariamente aquelas contas com as quais o usuário tem maior relacionamento.
Com forte predominância do agente cronológico, o Twitter não é completamente controlado por seu algoritmo. E para o formato da rede social, esse aspecto faz total sentido.
Um pouco mais simplificadas, suas instruções levam em conta as ações dos usuários na plataforma, mas também analisa o engajamento.
Funciona mais ou menos assim: ao entrar, o usuário recebe informações sobre os tweets ranqueados. Depois aparece uma sequência denominada “caso você tenha perdido”, o que, como é de se imaginar pela referência, mostra postagens mais antigas mas que a rede considera importante que você veja. O que não é mistério para ninguém é a seção de Timeline do Twitter, onde as postagens em ordem cronológica reversa aparecem.
Youtube
Essa é a segunda plataforma em maior número de buscas da internet. Como você vai ficar de fora dela? A qualidade e relevância dos conteúdos são medidos pelo tempo médio de visualizações. Ou seja, faça tudo com muita qualidade, autenticidade e carinho. Desta forma você engaja seu público, ganha muitos seguidores e uma audiência cativa.
O algoritmo e os mecanismos de busca
Vamos falar um pouquinho, especificamente, sobre Google. A Gigante está sempre dando trabalho aos profissionais, pelas constantes mudanças que promove na forma de ranquear e “outras cositas más”. Não é para menos que essa é a plataforma campeã de “searchs”.
Vish, esse algoritmo considera a qualidade e autenticidade dos conteúdos, experiência dos usuários na página, palavras-chave, linguagem natural, autoridade de domínio, link building qualificado, local SEO, otimização onpage, performance do site, responsividade (mobile first e mobile friendly), capacidade de adaptação para a voice search, entre milhares de outras variáveis.
Qual é o objetivo? Rastrear e entregar a melhor e mais ágil resposta aos pesquisadores de plantão.
Fazendo um SEO que agrade ao Google
Agora que você aprendeu o que é algoritmo e a importância dele para um bom posicionamento online da uma marca, percebeu que está na hora de implementar o SEO em sua estratégia, não é mesmo!? A conclusão é que você quer agradar ao Google e aparecer no topo da página de resultados (SERP), certo!?
Nós temos uma notícia para você! A WebShare é a agência parceira que vai lhe ajudar a tornar a ascensão ao topo possível. Quer saber como!? Entre em contato com um de nossos especialistas!