SEO Mitos e Verdades: O host do domínio faz diferença para SEO?

Homem de terno, segurando um notebook aberto, ao lado de uma tela gigante de computador, mostrando uma série de dados

Sumário

Será que o host do domínio também impacta no desempenho do SEO de suas páginas, tanto quanto as tradicionais práticas de otimização, como o uso correto de palavras-chave, linkagens internas, a configuração das tags e meta? 

Essa é uma questão que muitas vezes acaba levantando dúvidas entre os profissionais do marketing digital. E é justamente por conta disso, que neste conteúdo da nossa série sobre mitos e verdades, vamos esclarecer essa dúvida. 

Afinal de contas, uma boa hospedagem de site reflete ou não nos resultados do SEO? Para descobrir e entender mais sobre o assunto, fique conosco e acompanhe o artigo. A WebShare explica para você!

O que é host do domínio?

Antes de mais nada, é necessário que você entenda o que significa um host de domínio. Então, vamos lá! 

O host significa qualquer computador conectado à uma rede através de um número de IP e domínio definidos. Um host tem o objetivo principal de fornecer ao usuário informações, serviços e variados recursos. 

Podemos afirmar que o serviço de host mais usado é a internet. A rede que conecta incontáveis dispositivos móveis, computadores pessoais, estações de trabalho e servidores é capaz de transmitir milhões de dados por meio de imagens, textos, vídeos e etc. 

Portanto, o sistema de hospedagem de sites é considerado host também. São servidores que permanecem conectados o tempo todo, sem serem interrompidos, armazenado e lançando dados para as páginas da internet. 

Ou seja, a hospedagem proporciona a tecnologia que o site necessita para ser encontrado online. E essas hospedagens de sites são os chamados hosts de domínio.Sendo assim, quando os usuários quiserem encontrar o seu site, basta digitar o endereço da hospedagem do seu site no campo do buscador. 

 Boa hospedagem na web traz vantagens para as empresas

Se você deseja fazer um site para a sua organização, obrigatoriamente precisará de um host do domínio. Até porque, como citamos no tópico anterior, um host é fundamental para que sua página seja visível na internet e garanta presença online. 

No entanto, não basta apenas procurar um sistema de hospedagem. Para o seu negócio  expandir, também é preciso investir em um host confiável. Veja abaixo alguns benefícios que uma hospedagem de qualidade pode proporcionar.

  • Gerenciamento mais eficiente dos dados
  • Mais segurança
  • Melhor desempenho do site
  • Tempo maior de atividade

O Seo e sua importância para os sites

O SEO (Search Engine Optimization), em resumo, é uma técnica para otimização de blogs, landing pages e outros tipos de conteúdos para serem encontrados com mais facilidade em mecanismos de busca. 

Para uma otimização eficiente, há uma série de boas práticas. Entre elas, como citamos na introdução do conteúdo, estão: as palavras-chave, linkagens internas, criação de conteúdos relevantes, manter o conteúdo atual e fazer uma boa descrição da meta. 

Quando você utiliza essas estratégias de forma correta, as chances do seu site aparecer nas primeiras posições da SERP do Google ou outro buscador aumentam. Indo mais além, você está passando o seguinte recado ao Google: minha página é qualificada para aparecer nas primeiras colocações do ranking. Por isso que o trabalho de SEO é tão importante para o desenvolvimento de seu negócio.

Alguns mitos sobre SEO

Notebook aberta e na tela , a palavra SEO em uma página de algum buscador simulando o Google

Apesar do SEO ser fundamental para o desempenho de seu site, é preciso saber que nem tudo é como parece ser. Por isso, entender o SEO é fundamental para não causar frustração e obter uma melhor performance de seu site. 

Sendo assim, veja a seguir alguns mitos sobre SEO que separamos. 

SEO é apenas para grandes empresas

Essa é uma das principais causas para que muitas empresas abandonem o trabalho de SEO. As técnicas de otimização bem aplicadas, são capazes de levar empresas de qualquer porte para as primeiras posições do Google. 

A democratização é uma das principais características no marketing digital. E isso, principalmente, quando falamos em estratégias para gerar tráfego orgânico. Não interessa o poder financeiro das empresas, aqui o que mais tem valor é a capacidade de realizar ações e estratégias eficientes. 

É só repetir muitas vezes a palavra-chave de foco muitas vezes para estar bem colocado no ranking

Nesse caso, mais do que ser um mito, representa desconhecimento das diretrizes do Google sobre a utilização de palavras-chave. Além disso, as técnicas de SEO aplicadas vão muito além das vezes em que as palavras-chave são mencionadas. 

Outro ponto importante, é que você precisa controlar o número de vezes em que a palavra-chave de foco é mencionada. Se exagerar, ultrapassar os limites, você estará cometendo o chamado “Black Hat”, uma técnica questionável e passível de punição pelo Google. Cuidado!

Investir em otimização de imagens não vale a pena

Muitas vezes as imagens são deixadas de lado por profissionais que estão iniciando na área de otimização. E esse é um erro crasso, pois trata-se de um elemento importante para um bom rankeamento. 

O Google analisa o conteúdo como um todo e não de maneira isolada. Portanto, as imagens merecem tanta atenção quanto as outras partes do seu conteúdo. Aliás, otimizar as informações das imagens é interessante e ajuda bastante na estratégia. 

O trabalho de SEO termina após a conquista de uma boa colocação

Não mesmo! Aliás, esse é um dos grandes mitos sobre SEO. E é por isso que muitas empresas ficam surpresas quando começam a perder posições na SERP do Google e os acessos gerados. 

Isso acontece porque o trabalho de SEO precisa ter continuidade. Se você conseguiu uma boa posição, ela não pertence a sua marca e, sim, ela está com você naquele momento. Ou seja, você pode perdê-la caso não haja manutenção do conteúdo. 

Qualquer conteúdo é ranqueado no Google

Não é assim que funciona, definitivamente! Existem muitos conteúdos que não são listados pelo Google. O algoritmo seleciona o que tem relevância para ser exibido em suas páginas. Em outras palavras, o seu conteúdo precisa ter qualidade, com  as boas práticas do SEO utilizadas de maneira correta.  

Como o host do domínio afeta o SEO?

Homem mexendo em um notebook, com um celular na mão

Uma boa hospedagem e as técnicas de SEO andam lado a lado, como você pôde perceber em tópicos anteriores. Mas para deixar isso ainda mais claro, abaixo listamos alguns fatores relevantes que comprovam como uma boa hospedagem de site pode impactar o SEO. Acompanhe!

Desempenho e performance de sua página

O desempenho e a performance são fatores muito importantes para o desempenho de sua página, o que está totalmente relacionado com o SEO. Isso porque, dentro das estratégias de otimização, uma das principais regras é proporcionar uma boa experiência para o usuário. 

Sendo assim, quanto mais rápido for seu site, melhor desempenho ele terá e os usuários ficarão mais satisfeitos. 

Por outro lado, uma página lenta sempre faz com que muitas pessoas abandonem o site. é por isso que o ideal é levar até três segundos para abrir. 

Segurança para o usuário

A hospedagem de sites e as técnicas de SEO garantem mais segurança aos usuários, que é um dos pontos relevantes para conseguir melhor posição no ranking. Um site que não apresenta a segurança necessária para os usuários, pode até mesmo ser punido pelo próprio buscador. Além disso, a perda de visitantes começa a ficar maior. 

E para criar mais credibilidade, uma das maneiras é o certificado de SSL ,que faz a criptografia dos dados trocados entre o navegador do usuário e o servidor.

Tipo de serviço de hospedagem de site

Para que seu site esteja no ar para qualquer usuário visualizar, é preciso de um servidor de hospedagem. Existem alguns tipos desse serviço , como por exemplo, hospedagem especializada (wordpress e windows), loja virtual e compartilhada. 

O tipo de serviço mais popular e barato é a hospedagem compartilhada, pois compartilha o espaço com outros endereços de forma simultânea no mesmo servidor. 

Por essa característica, é que a hospedagem compartilhada pode prejudicar o desempenho de seu SEO no que diz respeito ao posicionamento de seu site. 

Host de domínio impacta no SEO

Ao longo deste artigo você pode perceber que o host de domínio afeta, sim, o  SEO. Isso através de vários pontos que determinam o bom desempenho de um site. 

Apesar disso, é  preciso deixar claro que a hospedagem de sites não é uma estratégia de otimização.Trata-se de um serviço para colocar e garantir a página na WEB. Isso quer dizer que os dois serviços são importantes para gerar mais performance de seu site. 

Entre em contato com a Webshare

Para que seu site tenha performance na Web e alcance posições mais altas no ranking do Google, procure ajuda de organizações especializadas para realizar um serviço de qualidade para você .

A Webshare é uma SEO First Company, totalmente focada em desenvolver ações com o objetivo de apresentar melhorias para os nossos clientes. 

Deseja alavancar o seu negócio? Então não perca mais tempo e entre em contato conosco e conheça nossas soluções.Também acesse o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades do universo do marketing digital. 

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Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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