Para fazer uma otimização de sites eficaz, é preciso estratégia, mas sobretudo, entender como funcionam as percepções do Google e suas diretrizes Isso porque muitas coisas podem afetar na intenção de busca dos usuários e sua página precisa estar preparada.
Diante desse contexto, uma das situações mais comuns é a diferenciação que o Google faz de um termo escrito de forma diferente como, por exemplo, singular e plural. Essa é uma discussão antiga e intrigante entre muitos especialistas em SEO.
Por falar nisso, a questão ficou mais evidente após serem feitas atualizações de algoritmo, focada justamente em maior compreensão do contexto semântico, o Hummingbird e o Google Bert.
Diante de todo esse contexto, afinal: é melhor escrever palavras no singular ou no plural para melhor otimização de sites no Google? Vem conosco, pois neste conteúdo vamos te ajudar a entender melhor essa questão e como fazer para se posicionar no Google. Continue a leitura!
Sumário:
- Plural x Singular:Como é melhor para otimização de sites no Google?
- Entendendo as intenções de busca:Fundamental para a otimização de sites
- Otimizando meu site para diversas interpretações do Google
Entender as intenções de busca: Fundamental para a otimização de sites
Em primeiro lugar, precisamos ter em mente que muitas palavras sinônimas ou escritas apenas de outra forma, geram impactos nos resultados de busca. Isso porque pode haver algum aspecto único em algum dos termos.
No caso do singular e plural, essa situação acontece da seguinte forma: se você, por exemplo, fizer buscar por “meia de corrida” é interpretado como um interesse bem específico, ao contrário de “meias de corrida”, gerando ampla interpretação. Isso porque o plural possui sentido mais amplo na intenção de busca.
O plural também, por ter sentido com mais amplitude, dá a ideia de encontrar uma variedade daquilo que você está procurando, como “meias de corrida”, analisar cada modelo até a tomada de decisão final, ou seja, a compra.
Portanto, a busca por termos no singular, faz com que o Google apresente para você na SERP páginas de categoria ou sites comparadores de preços.
Mas lembre-se: a intenção de busca não é compreendida apenas pela palavra chave digitada no campo de busca, mas sim por todo o comportamento do usuário na internet. Isso inclui histórico de navegação e pesquisas.
Otimizando meu site para diversas interpretações do Google
Como explicamos no tópico anterior, a análise da busca vai além do termo utilizado.Ou seja, para uma otimização competente para diversas interpretações, requer muito planejamento e aplicação de boas práticas. Veja como fazer isso a partir de algumas dicas que separamos.
Segmentação de palavras-chave
Peças fundamentais no planejamento de SEO para mais buscas orgânicas, as palavras-chave são responsáveis por segmentar os seus clientes em potencial. Portanto, elas são extremamente importantes para a otimização de sites.
Uma boa dica, é escolher palavras que tenham relação com o seu conteúdo, com maior volume de busca e facilidade de posicionamento. E se você ainda é iniciante em SEO, priorize suas escolhas em palavras mais simples. Elas te darão mais chances de um posicionamento melhor.
Importante entender que somente depois de escolher as palavras-chave é que você poderá produzir o conteúdo. Antes disso não fará sentido algum para a otimização. Outro ponto é que , de maneira geral, o Google irá buscar as Keywords, principalmente, nesses locais:
- Títulos e Subtútulos (H1,H2,H3,H4…)
- conteúdo
- imagens
- links internos.
E depois de tudo feito, é fundamental saber como está o comportamento dos visitantes quando acessam os seus conteúdos. Essa é uma estratégia crucial para determinar planos de otimização de sites. O Google Analytics possibilita essa análise de maneira ampla, por meio de relatórios contendo, inclusive, as palavras-chave mais buscadas em seu site.
Para encontrar essa função, basta seguir o seguinte caminho dentro da plataforma: Google Analytics/ Comportamento/ Pesquisa do Site/ Termos de Pesquisa.
Entender qual conteúdo o Google considera mais relevante
O que realmente vai definir o sucesso ou não de seu site é o conteúdo, não adianta. Partindo desse princípio, é necessário produzir conteúdos ricos e relevantes para o Google entender que seu site merece ser mostrado nas primeiras páginas de busca.
Mas para isso, você precisa saber do que o Google gosta. Atualmente, o buscador está dando preferência para as seguintes características dentro dos conteúdos.
- Conteúdos mais aprofundados no estilo guia
- Conteúdos que possuem, em média, 500 a 2.000 palavras
- Utilização de imagens que sejam necessárias
- Textos que possuam o tempo de leitura de no mínimo 3 minutos
- Textos com leitura mais dinâmica, com frases curtas (conceito de escaneabilidade)
Sendo assim, podemos perceber que de maneira geral, o Google prioriza aqueles conteúdos que proporcionam uma melhor experiência aos usuários. E uma das formas de saber se o seu conteúdo está gerando essa sensação aos visitantes é por meio de métricas, como a duração de cada sessão e o tempo médio dentro da página.
Mas não é de uma hora para a outra que você conseguirá produzir artigos que o buscador considere com um nível alto de relevância. É preciso ter estratégia.
- Primeiro, analise conteúdos concorrentes
- Estude quais são os principais resultados no Google, para identificar quais conteúdos o buscador está dando relevância no momento.
- Anote todas as informações sobre esses conteúdos bem ranqueados e , a partir disso, desenvolva algo exclusivo , criativo e com as diretrizes do Google.
Estude a experiência do usuário
Como você já pôde perceber, ter uma página relevante que proporcione melhor experiência ao usuário é um dos fatores determinantes para ter bom posicionamento no Google. Mas para elaborar esses conteúdos, além de aplicar as boas práticas de SEO, é importante entender o comportamento dos usuários e promover melhorias a partir disso.
Existem algumas ferramentas que podem auxiliar você nessa tarefa. Uma delas é o Google Analytics, como mencionamos antes, e os Heat maps, que fornecem indicadores qualitativos das interações do público com o seu site.
Os heat maps, ou mapa de calor traduzido para o português, apresentam geralmente três tipos de relatórios, que vão além da exatidão.
- Click Map: relatório que mostra o mapa de calor baseado nos cliques da página
- Move Map: mapa de calor baseado no movimento do mouse ou na interação com a tela em caso de smartphones.
- Scroll Map: mapa de calor a partir da rolagem da página
Com essa ferramenta você consegue acompanhar o que acontece dentro de sua página e ter uma visão mais real de seu negócio.
Invista em Link Building
Agregar links qualificados e relevantes de outros sites em seu conteúdo (Link Building) é uma das estratégias que mais agregam valor ao SEO. Isso porque o Google entende que sua página tem autoridade e uma boa reputação. Fatores ligados diretamente ao posicionamento no ranking.
Em outras palavras, quanto mais links um texto tiver, melhor será a autoridade sobre o determinado assunto. Mas lembre-se que a qualidade dos links sempre valem mais do que a quantidade.
Uma das formas mais comuns de conseguir esses links é produzindo conteúdos de qualidade, pois assim mais pessoas gostam de seu conteúdo e passam a fazer menção em outras páginas e sites.
Após todas essas informações, podemos chegar à conclusão que as palavras escritas no plural ou singular impactam na intenção de busca. O Google irá apresentar sites diferentes para o usuário, conforme for a escrita do termo.
No entanto, desenvolvendo um planejamento em SEO e aplicando as boas práticas de maneira correta, seu conteúdo irá abranger mais interpretações do Google. Ou seja, você conseguirá captar palavras tanto no plural quanto no singular que busquem pelo assunto abordado em seu texto.
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