Não é surpresa para ninguém que o e-commerce no Brasil vem crescendo ano a ano. E esses números se elevaram de maneira exponencial com a pandemia.
A obrigação de ficar em casa para se resguardar, fez o brasileiro procurar por soluções para suas compras, antes feitas em lojas físicas. Nesse sentido, o comércio eletrônico foi o local escolhido pela população para as suas aquisições.
Segundo pesquisa da Mastercard, o e-commerce brasileiro apresentou crescimento de 75% de 2019 para 2020. Já o estudo MCC-ENET indicou 48% de 2020 para 2021. No mesmo período, as vendas do e-commerce cresceram 35,36%.
Mas como está o mercado de comércio eletrônico agora em 2022? Está melhor que em 2021?
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Panorama do e-commerce do Brasil em 2022
Os números até o momento são extremamente positivos. Segundo uma pesquisa, apenas no primeiro trimestre deste ano, o comércio eletrônico cresceu 12,59% em relação ao mesmo período de 2021.
A Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) prevê um crescimento total de 12% para o e-commerce no país. Parece um número baixo, comparado à evolução de 2019, 2020 e 2021 citadas anteriormente, mas é preciso salientar que a pandemia foi um fato novo para o desenvolvimento do setor nestes anos.
No entanto, de 2021 para 2022, não há fato novo, e as lojas físicas voltaram a abrir com horário normal. Portanto estes são números muito bons, e representarão um faturamento de R$ 169,5 bilhões.
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Número de consumidores e ticket médio
Em 2021, o Brasil teve 79,8 milhões de clientes utilizando o comércio eletrônico. A estimativa para 2022 é de que esse valor atinja 83,7 milhões de consumidores.
O ticket médio também aumentará segundo a projeção da ABComm. De R$ 450,00 em 2021 para R$ 460,00 em 2022.
Diante das informações é possível dizer que o e-commerce está consolidado como uma plataforma sólida de renda para as empresas. Caso você ainda não tenha implementado algum mecanismo de comércio eletrônico para o seu negócio, não pense duas vezes e invista nisso agora!
Maiores marketplaces e e-commerces do Brasil em 2022
Até o momento, pela ordem, as maiores empresas de e-commerce no país são:
- Mercado Livre
- Shopee
- Amazon Brasil
- Americanas
- Magazine Luiza
- Ali Express
- iFood
- Casas Bahia
- Netshoes
- Shein
Percebemos na lista das maiores organizações de comércio eletrônico no Brasil, algumas curiosidades:
- Das dez empresas, cinco são brasileiras (Americanas, Magazine Luiza, iFood, Casas Bahia e Netshoes);
- Três são asiáticas (Shopee, Ali Express e Shein);
- Mercado Livre é argentina e Amazon Brasil, apesar do nome, é americana.
Sobre os marketplaces, que são como shoppings virtuais, uma marca maior abrigando outras menores, a lista não muda. Contém as mesmas empresas líderes de e-commerces. As oito maiores são:
- Mercado Livre
- Shopee
- Amazon Brasil
- Americanas
- Magazine Luíza
- Ali Express
- iFood
- Casas Bahia
A tendência é de estabilização dessas empresas nas primeiras posições tanto de e-commerce quanto de marketplace.
Projeção para o e-commerce no Brasil para os próximos anos
Segundo o índice MCC-ENET, haverá um crescimento no faturamento de vendas online de 56% até o ano de 2024.
É uma projeção importante, demonstrando que as vendas onlines cresceram durante a pandemia, mas a estabilização da covid-19, não significou uma queda nas aquisições virtuais. Pelo contrário, os números não param de crescer.
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