A forma com que consumimos conteúdo está cada vez mais diversificada. Isso é o que provam os dados do Youtube Vibes. Essa ferramenta lança relatórios de forma trimestral sobre o comportamento de consumo dos usuários dentro da plataforma.
Esses documentos são desenvolvidos pela Float em parceria com o time de Cultura e Tendências do Youtube. O report traz análises qualitativas e quantitativas dos conteúdos consumidos. Foi dessa forma que o Youtube encontrou para entender o comportamento de seus usuários.
Quer saber mais sobre esse relatório Google? Então continue a leitura deste
conteúdo. Vamos te explicar tudo sobre essa importante ferramenta e suas principais informações reportadas.
Conheça o Youtube Vibes
Com o passar dos tempos, muito por conta da evolução da internet, as pessoas ampliaram seus horizontes e a ideia de “tribos” foi deixada no passado. Hoje, usuários consomem conteúdos de nichos variados, apenas de maneira pontual ou temporária. E é a partir dessas descobertas que vamos mudando nossas atitudes. Isso é o que chamamos de “comunidades cruzadas”.
A prova dessa nova tendência estabelecida é um dado do próprio Youtube Vibes que mostra: sete em cada quatro consumidores afirmam que o Youtube ajuda eles a descobrir algo novo. E é justamente para essa finalidade que o Vibes foi desenvolvido. São os relatórios gerados que mostram como está esse comportamento de consumo dos usuários.
Indo ao encontro da realidade de uma nova identidade cultural, outro dado também gerado pelo relatório do Vibes, indica que 1 /3 dos entrevistados diz que o Youtube é a plataforma que mais combina diferentes assuntos em um único conteúdo.
Conteúdos múltiplos
Tudo isso que estamos falando sobre o Youtube Vibes, significa o que citamos no início do conteúdo: com essa multiplicidade de conteúdos, nossa identidade acabou se tornando um enorme caldeirão cheio de ingredientes.
E não estamos falando que é algo negativo. Aliás, bem pelo contrário. Nessa desconstrução, também passamos por construção e ampliamos nossos conhecimentos a partir do imenso leque de conteúdos que o Youtube nos apresenta. Trata-se de um processo contínuo.
Conforme destacou a própria equipe do Youtube, “Ninguém está imune à descoberta de novos interesses que nos fazem descobrir novas versões nós mesmos”.
As “Vibes” que refletem a interconexão
Diante de todo esse contexto inovador sobre a análise de conteúdo , o Youtube identificou alguns pontos , as “vibes”, que vão ao encontro desse cenário de interconexão entre os interesses pessoas e coletivos dos usuários. São:
- A forma que as empresas estimulam as pessoas as expandirem o conhecimento
- Como as marcas incentivam as pessoas a experimentar o novo
- Como promover essa interação virtual.
Veremos essas questões a partir do próximo tópico.
Como o Youtube Vibes pode ser importante para as empresas?
Os documentos trimestrais também são importantes para as marcas. Elas precisam desenvolver a criatividade e planos de marketing, no sentido de atrair esses consumidores que estão expandindo as fronteiras do conhecimento.Trata-se de acompanhar essa tendência no Youtube.
Conforme um relatório gerado pelo Youtube Vibes, 87% das pessoas garantem que fizeram compras após assistir a algum vídeo na plataforma. Isso só mostra que muitas empresas já estão se adaptando a essa realidade.
Um bom exemplo disso são os canais sobre itens de cozinha que trazem mais praticidade. Durante a pandemia, a média de visualizações de vídeos de receitas com o Airfryer, por exemplo, aumentou aproximadamente 125% no Brasil.
Portanto, se você ainda não sabia disso tudo, mexa-se e não deixe sua marca para trás no mercado cada vez mais competitivo. Mas para isso, é necessário agir estrategicamente e aproveitar os momentos.
Promovendo a conexão
Podcasts, lives de personalidades e vídeos de reacts são os conteúdos que mais geram conexão na internet.
Não é à toa que outro número importante do relatório do Youtube Vibes revelou que 63,1% das pessoas gostam de acompanhar seus podcasts preferidos pelo youtube. E no geral, cerca de 40% dos brasileiros são conectados com os podcasts.
Ressaltando que esses tipos de conteúdos começaram a crescer com a pandemia, pois supriam a falta que as pessoas tinham de estarem perto uma das outras.
Realidade transformada nos games
Os games também, nos últimos anos, têm uma importância grande no sentido de conhecimento e fortalecimento de novas culturas. Os jogos online conseguiram desenvolver comunidades, estimular a compaixão e até mesmo desenvolver rivalidades internéticas.
Eles possuem o poder de fornecer aos jogadores conhecimento e outras formas de enxergar o mundo.Tanto que o Youtube Vibes aponta que 50% afirmaram que os games são uma forma de conhecer culturas diferentes e períodos históricos.
–
Fato é que tudo isso apenas reflete para uma mudança na comunicação, entre marcas e consumidores, que mostram cada vez mais, a pluralidade de interesses. O Youtube, através dos relatórios gerados, comprova esse momento.
E então, curtiu saber mais sobre o Youtube Vibes e os dados apresentados a partir dessa importante ferramenta? Para saber mais informações e novidades sobre o universo do marketing digital, acesse o nosso blog. Também entre em contato conosco e conheça as soluções digitais que temos para ajudar no crescimento de seu negócio.