Dividida em duas partes — o que pegou os webmasters e especialistas em SEO de surpresa —, e já denominadas ”June 2021 Core Update” e “July 2021 Core Update”, os impactos da atualização já estão sendo percebidos pelos especialistas brasileiros.
Para não perder o costume, a Google começou o mês de junho de 2021 com mais uma “core update”. No entanto, desta vez, a situação está um pouco diferente do que normalmente acontece.
É que a “Gigante dos Buscadores” dividiu a atualização em duas partes: a June 2021 Core Update e a July 2021 Core Update. Um fato inédito, que causou estranheza em um primeiro momento, mas que já foi explicado, como você poderá conferir ao longo deste conteúdo.
É claro que nos importamos com toda e qualquer modificação que o algoritmo venha a sofrer. A verdade é que a cada novidade, ficamos sem saber exatamente como serão os impactos em cada site.
Entretanto, uma coisa é certa: estudos não faltam para entendermos os caminhos a tomar, caso existam resultados negativos decorrentes destes avanços implementados pelo motor de busca.
Da mesma forma, se a performance ficar ainda mais positiva, o time de Search Engine Optimization (SEO) da WebShare está preparado para descobrir o que contribuiu para esses efeitos.
De um jeito ou de outro, nunca deixamos de aprender e evoluir. Por mais imprevisível que o algoritmo do Google possa ser, estamos a postos para o que der e vier.
E como estão as coisas aí para você?
Bem, se a sua marca é atendida pela WebShare, tranquilize-se: as “core updates” estão sempre em nossos radares. Aliás, para entender melhor o que vem por aí, aconselhamos que você consuma este conteúdo até o fim.
Agora, se você costuma aventurar-se pelo universo do SEO e não conta com o suporte de um especialista, sugerimos que preste bastante atenção nas informações que traremos a seguir.
O Google sofre atualizações todos os dias? É isso mesmo?
Pois, é! As implementações não param por lá. Já comentamos em outros conteúdos aqui no blog, que é de praxe dos desenvolvedores da Google a realização de melhorias constantes, para tornar a inteligência do buscador ainda mais avançada.
No dia a dia, não costumamos sentir um impacto expressivo destas alterações. Até, por esse motivo, a própria equipe da Google admite que não costuma comunicá-las para o público.
Mas quando as “core updates” são anunciadas, as expectativas são altas e o monitoramento por parte da comunidade de SEO fica ainda mais acentuado.
Veja só o que a SERP Volatility, ferramenta da Conversion que mede os impactos das atualizações diárias dos mecanismos do Google, trouxe de dados sobre flutuação — considerando o período entre meados de maio até hoje:
Fonte: SERP Volatility
Como é possível perceber, a partir do dia 02/06 — dia em que a Google anunciou a “June 2021 Core Update” —, a flutuação na SERP (página de resultados) foi bastante expressiva, com pico no dia 5. Ou seja, as mudanças no algoritmo impactaram nos posicionamentos dos sites (cabe a cada webmaster avaliar se foi algo positivo ou negativo, particularmente).
Agora, veja o que aconteceu no início de julho:
Um dia após o início do mês, a flutuação da SERP atingiu um nível histórico.
Afinal, o que são a June e a July 2021 Core Update?
A promessa é que a July 2021 Core Update atinja toda a web em, no máximo, duas semanas, da mesma forma que ocorreu com a June Core Update.
Entretanto, como pudemos perceber nos gráficos acima, já houve movimentações aqui no Brasil antes desse prazo, e por isso é preciso verificar se ela trouxe alguma mudança (boa ou ruim) para os posicionamentos dos seus conteúdos.
Essas atualizações aplicam uma série de melhorias expressivas para o mecanismo (algo natural para as “core updates” anuais).
Como essas inovações ficaram prontas em parte em junho, e para não adiar mais a instalação do que já estava concluído, a Google decidiu dividi-las em duas seções de implementação, conforme anunciou em seu twitter oficial.
Later today, we are releasing a broad core update, as we do several times per year. It is called the June 2021 Core Update. Our guidance about such updates is here:https://t.co/e5ZQUA3RC6
This will be followed by the July 2021 Core update. Here’s more information about that…
— Google SearchLiaison (@searchliaison) June 2, 2021
É por esse motivo que, fora do padrão de updates, todos os especialistas permanecem em alerta durante esse período. Isso porque há um outro ponto a atentar-se: é possível que os resultados conquistados ao longo de junho mudem completamente com a finalização da July Core Update.
COMO AGIR DIANTE DESSAS ATUALIZAÇÕES?
Principalmente se os resultados forem negativos, não há como ignorá-los. No entanto, a calma é uma estratégia valiosa nesse momento.
Não saia atropelando as coisas e aguarde a conclusão das mudanças. A Google irá anunciar quando acabar.
Depois disso, estas são as atitudes mais certeiras e seguras a adotar:
Já é conhecido dos webmasters e especialistas em SEO, um artigo publicado no canal oficial da própria Google sobre “o que é necessário saber sobre as principais atualizações”. Leia-o de “cabo a rabo”.
Se você achar muito difícil interpretá-lo ou aplicá-lo, traga suas dúvidas para a WebShare e analisaremos o plano de ação personalizado ideal para o seu site.
Por que a Google faz atualizações tão expressivas?
Não, não é porque a “Líder das Líderes” não gosta dos webmasters e especialistas em SEO. Todas as atualizações feitas no algoritmo têm uma única razão: UTILIDADE!
Imagine a seguinte situação:
Você tem uma empresa que recebe milhares de consultas, sobre os mais diversos aspectos de um produto ou serviço. Para manter-se competitivo e atender os seus consumidores da melhor forma, é fundamental entender suas necessidades para entregar as melhores respostas e sugerir caminhos. Ou seja, proporcionar uma experiência agradável e satisfatória, de acordo com cada realidade.
Para o mecanismo de pesquisa mais utilizado na Terra, esse estudo é diário e ininterrupto. A partir dos dados gerados pelos próprios usuários, a Google consegue entender o que pode melhorar no buscador, embasada por comportamento.
Porém, em alguns momentos, é necessário trazer aplicações mais robustas e, desta forma, a implementação torna-se mais demorada e suas “consequências” ficam perceptíveis.
Podemos comparar essa mudança com as escalas referentes aos abalos sísmicos que existem no Planeta. Esses fenômenos ocorrem todos os dias, em graus baixíssimos e tão sutis que não são notados.
No Brasil, por exemplo, em 2020 tivemos 248 tremores e quase nenhum relato. Entretanto, esporadicamente, um terremoto eleva a escala Richter aos níveis mais altos (ufa, por aqui não tivemos nada relevante neste sentido). E os especialistas, com suas tecnologias, quase sempre conseguem avisar sobre essas previsões.
Em analogia, é isso o que acontece com o algoritmo do Google!
Não confunda as Core Updates (June e July) com as Core Web Vitals, que fazem parte da atualização de experiência chamada “Google Page Experience”
Desde o início do ano passado, toda a comunidade de especialistas em SEO vem se atualizando quanto à mudança bombástica do Google, a “Google Page Experience”, que traz consigo as novas métricas denominadas Core Web Vitals e têm como fator principal de ranqueamento a User Experience (UX) ou Experiência do Usuário..
Apesar das especulações, a June 2021 Core Update (e July) não têm relação com isso. Você pode conferir mais sobre esse assunto acessando nosso blog-post sobre as Core Web Vitals.
Aliás, primeiramente prometida para maio, a atualização foi adiada para meados de junho. Agora, a notícia é que só passará a valer após as “core updates” expressivas que já estão sendo colocadas em prática.
Aguardaremos os próximos capítulos e voltaremos aqui para atualizar você!