Uma das inúmeras facilidades que a internet trouxe para o cotidiano das pessoas é a possibilidade de fazer compras sem sair de casa. Adquirir produtos ou contratar serviços com apenas alguns cliques, sem enfrentar filas e sem precisar abandonar o conforto do lar, é uma comodidade que atrai milhares de internautas. Inclusive, pesquisas já mostraram que os brasileiros estão cada vez mais adeptos a comprar online.
Diante desse contexto, uma ferramenta se destaca para a estratégia de marketing de empresas que trabalham diretamente com vendas: o Google Shopping.
O que é e como funciona o Google Shopping?
Lançado no Brasil no ano de 2011, o Google Shopping é uma plataforma de vendas que exibe produtos de diferentes lojas virtuais. Por exemplo, se uma pessoa está à procura de um celular, basta digitar o modelo no buscador e selecionar a opção “Google Shopping” (junto com mapas, imagens, notícias).
Em apenas um clique, o internauta pode observar as diversas lojas online que vendem o aparelho e comparar os preços de uma forma instantânea e muito simples. Em resumo, é um comparador de preço do próprio Google, de funcionamento semelhante a outros mais antigos, como o Buscapé, por exemplo.
Uma das maiores vantagens do Google Shopping é que o usuário pode comparar os preços diretamente na página do Google, sem precisar ser redirecionado e otimizando o tempo de busca.
Os resultados no Google Shopping aparecem no conjunto de resultados patrocinados, com o nome da loja, foto do produto e preço, basicamente.
Vantagens do Google Shopping
A sua empresa pode se beneficiar muito ao investir em estratégias de marketing voltadas para o Google Shopping. Veja quais são as principais vantagens!
• Exposição
Esse é, sem dúvidas, o maior benefício! Ao anunciar no Google Shopping, a sua empresa alcança uma visibilidade muito maior, porque aparecer sempre que o internauta buscar um determinado produto no Google. Sendo assim, a sua loja poderá estar em evidência mesmo para pessoas que ainda não a conhecerem.
• Controle financeiro
Para anunciar no Google Shopping, você determina quanto quer investir, ou seja, funciona como qualquer ferramenta de links patrocinados. E quando o usuário clica no anúncio, o valor X é debitado da conta. Na prática, a plataforma garante total controle do orçamento destinado a ela.
• Possibilidade de negócio
Pesquise os seus principais concorrentes que anunciam nessa ferramenta e veja a média de preços praticados. Se possível, ofereça valores mais baixos, para que a sua loja fique entre os primeiros resultados exibidos. Isso já aumenta muito as chances de que alguém clique no seu produto e seja direcionado para o seu site.
• Filtros de pesquisa
Em seu comparador de preços, o Google adicionou vários filtros para quem pretende fazer uma compra. É possível escolher por especificações do modelo e faixa de preço, por exemplo. E qual é a vantagem disso para o anunciante? Simples: mais chances de aparecer nos resultados da busca.
Para incluir a sua loja no Google Shopping, é necessário acessar o Google Merchant Center e adicionar o seu portfólio de produtos.
Conte com a WebShare para garantir sucesso nessa estratégia!