Já pensou navegar pela internet sem se preocupar com os riscos de utilizar dados pessoais como e-mail, número de telefone e localização na internet? Maior segurança e privacidade é o que vende o Buscador Neeva.
Você ainda precisará ceder seus dados, mas eles serão usados apenas de modo interno da plataforma. Continue lendo e entenda melhor!
É possível alcançar mais privacidade em mecanismos de busca?
O Google segue políticas de proteção durante a utilização de informações dos usuários, mas elas não impedem a venda para elaboração de campanhas e manutenção de negócios.
A plataforma especifica que os dados compartilhados com anunciantes só podem ser repassados se os usuários permitirem.
A gente já sabe também que existe o DuckDuckGo e o Big, nos quais há investimentos nas proteções de privacidade adicionais. E o Mozilla Firefox, com cookies embutidos que evitam que outros segmentos compartilhem suas informações. Entre outros.
Mas a proposta do Buscador Neeva supera todos!
COMO TUDO COMEÇOU?
Ex-funcionários do Google decidiram criar um mecanismo de busca que não precisasse vender informações dos usuários para publicidade e terceiros como forma de se manter.
Sridhar Ramaswamy e Vivek Raghunathan são os idealizadores do buscador. Sridhar trabalhou por 15 anos no Google e Vivek atuou como vice-presidente de monetização do YouTube.
Diferenciais do Neeva
Com slogan “Pesquisa privada sem anúncio”, a promessa do Neeva é oferecer prioridade na proteção e na privacidade de cada usuário, além de acabar com distrações como anúncios.
Seu sistema é pago, recebeu investimentos de algumas companhias para manter o desenvolvimento do projeto. E hoje, cobra valores entre R $27,00 e R $55,00 no Brasil (na conversão atual) para garantir os investimentos necessários à continuação da plataforma.
Os dados dos usuários que são solicitados basicamente servem para refinar os mecanismos de busca da própria plataforma, sem que as informações sejam passadas a terceiros.
De acordo com Ramaswamy e Raghunathan, há um prazo de 90 dias para a exclusão dos dados, contando do primeiro dia da coleta.
Essa ação potencializa seus ideais de trazer uma nova maneira de pensar a experiência de pesquisa na internet, sem distrações e frustrações.
Com opção de integração dos serviços pessoais e garantia do encontro de tudo que o usuário quiser, o discurso do Neeva se pauta na procura por um mundo digital que gire em torno dos usuários e não dos anunciantes.
O sistema ainda não está no ar, mas já oferece disponibilidade para quem quiser ficar em fila de espera para a utilização do buscador.
Gostou do conteúdo e quer ficar por dentro das novidades sobre o mundo das estratégias e dos resultados digitais? Então, converse conosco e deixe seu feedback ou sugestão sobre novos temas.