Escaneabilidade: 4 dicas para deixar o usuário mais interessado no seu conteúdo

Sumário

A produção de conteúdo para a web tem o objetivo de entregar valor e engajar os leitores, mas antes de tudo, você precisa convencer os usuários a ler tudo o que foi escrito. A escaneabilidade é isso, facilitar o caminho do leitor para que ele ache as informações que deseja durante uma rápida olhada.

Quando isso ocorre é provável que ele opte por consumir o conteúdo completo. E se ele ler tudo fica mais fácil que você o direcione para outras páginas ou conteúdos.

Dominar o conceito da escaneabilidade para aplicar em seu conteúdo não é nenhum pouco complicado. E o melhor, pode influenciar de modo positivo em seu trabalho de otimização (SEO) e na experiência de navegação do usuário (UX). Confira as dicas que separamos para você.

Elas irão auxiliar você a desenvolver um conteúdo atrativo e eficiente ao modo de leitura de seu público.

Escaneabilidade: Intertítulos

Que tal utilizar intertítulos para organizar o seu conteúdo? Há quem diga que se deve recorrer a eles a cada quatro ou cinco parágrafos no máximo. Entretanto, o ideal é aplicá-los sempre que houver a necessidade de uma explicação mais complexa e detalhada sobre o tema que está sendo abordado.

A função deles é basicamente guiar o leitor no decorrer do texto para que a sua história se torne mais compreensível, e fique nítido o início, meio e fim.

Escaneabilidade: Use um comprimento de linha apropriado

O correto é que o seu visitante não encontre parágrafos longos demais. Esteja sempre atento as configurações que o seu blog possui, pois é de extrema relevância para uma leitura de qualidade. Além disso, não esqueça de testar o seu layout para analisar se está confortável. E caso não esteja, solicite ajuda do design.

Escaneabilidade: Lei do F

Algumas pesquisas indicam que os lugares de maior visualização em uma tela tem o formato de um F. Isso revela a importância de destacar em seus primeiros parágrafos as informações valiosas que serão apresentadas no decorrer do conteúdo.

Escaneabilidade: Imagens

Uma imagem não serve apenas para chamar a atenção, mas também para complementar informações do texto ou até mesmo para deixar o conteúdo mais organizado.

São fundamentais tanto para a parte estética como para a de SEO. Há uma infinidade de sites que disponibilizam boas peças para download como o próprio Google Imagens ou o Freepik.

Seja criativo e não esqueça de colocar a palavra-chave do post no atributo alt da imagem.

Agora que você foi devidamente apresentado à escaneabilidade pode perceber, através de exemplos bem práticos, a sua importância.

Lembre-se de que nada disso vai adiantar se você não levar em consideração duas questões básicas no que diz respeito aos materiais que você produz e divulga: é preciso focar sempre na qualidade, na constância e na relevância.

Essa combinação é fundamental não apenas para fazer com que os leitores fiquem na sua página, mas também para que se tornem consumidores ativos e leads.

Compartilhe

Compartilhe

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site.

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?