O Google, aos poucos, está mudando a sua forma de compreender as intenções de busca dos usuários. Tudo isso para tornar a relação máquina/humano cada vez mais natural. A prioridade é entregar resultados correspondentes, eliminando equívocos do algoritmo. E para ajudar terceiros com seus aplicativos a serem encontrados pelo Google Assistente, é que existe o Google Actions.
Essa não é exatamente uma novidade, já que seu lançamento se deu em 2016. Mas trazemos esse assunto ao blog, porque estamos em uma verdadeira revolução online, protagonizada pelos assistentes virtuais.
A mais recente atualização do Actions permite aos profissionais de marketing criarem ações do zero, a partir de conteúdo da web, usando marcações Schema.Org. Isso quer dizer que dados estruturados informam ao Google que tipo de material você produziu, e assim ele consegue interpretá-lo e entregá-lo aos usuários de maneira interativa.
Vamos entender o que tudo isso significa em nossas estratégias?
Google Actions: o que são marcações Schema.Org ou Schema Markup?
Schema.Org são códigos inseridos no HTML dos sites. É como se fossem seleções das melhores TAGs que, de forma descomplicada, auxiliam os buscadores a entenderem a essência de uma página.
Quando falamos em resultados de busca, a primeira palavra que vem à mente dos especialistas é SEO. Partindo desta premissa, percebemos que se o Google Actions tem uma atualização que torna a inteligência das respostas mais assertiva, a visibilidade dos conteúdos ricos – e que até outrora não ganhavam posições de topo – começa a chegar a outros patamares. Nesse sentido, é importante entender que utilizar o marcador Schema Markup é atender à uma exigência de fator de ranqueamento.
SINAL DE QUE VEM MAIS TRABALHO PARA A OTIMIZAÇÃO POR AÍ!
O alerta é o seguinte: quanto maior a modernização, maior a complexidade para agradar o algoritmo.
Usar o Schema.Org e criar conteúdo para o Google Actions
Sabemos bem que não é nada fácil fazer o SEO perfeito. O jogo consiste em entender e seguir religiosamente todas as recomendações do Google, escolher o Schema certo para a página e ainda adicionar um material relevante, que faça o usuário permanecer no site.
Com o Schema para o Google Actions, os criadores de conteúdo conseguem gerar ações do Google sem, necessariamente, terem conhecimento técnico sobre os caminhos do Dialogflow (ferramenta para a criação de diálogo, por exemplo para chatbots) ou do Google Actions Console (plataforma para os desenvolvedores expandirem ações do Google Assistente para o serviço de terceiros).
Há duas melhorias importantes para o SEO, nessa novidade do Google Actions:
- Apresenta o conteúdo criado por você como um resultado rico na pesquisa do Google;
- A marcação é lida pelo buscador e, automaticamente, cria uma ação para mostrar o seu conteúdo no Google Assistente.
Marcações Schema para o Google Actions suportam quais formatos?
Infelizmente, ainda não é todo o tipo de conteúdo que pode ser mapeado através de ações do Google. Confira abaixo para quais formatos seu time de marketing pode expandir a criatividade.
PODCASTS
Os usuários podem encontrá-los no diretório Assistente, e reproduzir em seus dispositivos usando o Google Assistente. Basta apenas fazer um feed RSS e automaticamente uma ação poderá ser criada.
PERGUNTAS FREQUENTES
Uma informação solicitada ao Google Assistente pode ser melhor respondida no formato de FAQ. Com uma Schema Markup nesse seu conteúdo, é possível gerar uma ação que traga consigo as suas informações.
O mais interessante no Schema de Perguntas Frequentes – vinculado a uma ação ou não – é a sua ótima predisposição para aparecer na posição zero da SERP.
NOTÍCIAS
Seu conteúdo de notícias pode ser exibido pelo Google Assistente. Basta apenas adicionar dados estruturados às suas páginas AMP.
RECEITAS
Cartões avançados do Google Assistente podem levar os usuários a consumirem as suas receitas. Como nas demais estruturas, você precisa apenas criar marcações para elas.
GUIA DE INSTRUÇÕES
Os usuários podem pedir ajuda ao Google Assistente para realizarem uma tarefa. Seu tutorial pode ser recomendado. Use o Schema Markup para esses conteúdos também.
É importante destacar que, para cada um dos tipos de conteúdo, há uma série de instruções do Google a serem seguidas. Em alguns casos você precisará fazer breves cadastros em outras plataformas do Google. É claro, a gigante lhe explica tudo direitinho, para que você seja certeiro em suas estratégias.
Reivindique ou remova a sua ação no Google Actions
Conteúdo publicado com dados estruturados e relevantes, o Google pode criar automaticamente uma página do diretório Assistente. Mas, como saber se isso, de fato, ocorreu!?
Bem, normalmente o proprietário recebe um e-mail solicitando a reivindicação da página. Entretanto, se isso não ocorrer, há também a opção de visitar o diretório diretamente.
E já que o Google gera automaticamente as ações de conteúdo, aquilo que for indesejado à sua marca pode ser deletado facilmente. Os passos são três:
Faça login no Console Actions, e logo após selecione o projeto a ser apagado;
Na seção versões, em Visão Geral, encontre a publicação do seu projeto e clique no menu;
Depois disso, é só cancelá-la.
Pronto para criar marcações Schema em seu Google Actions e fazer parte dos resultados avançados?
A primeira vista, essa linguagem parece um tanto desconcertante. Afinal, foge um pouco da rotina do marketing digital e entra na técnica, que muitas vezes passa apenas pelas mãos dos desenvolvedores da nossa equipe. É por isso que é tão importante entendermos um pouquinho desse mundo também.
É desta forma que compreendemos a lógica do Google e conseguimos transformar nosso conteúdos em verdadeiros sucessos de audiência. Queremos, cada vez mais, que os resultados orgânicos sejam o nosso carro chefe de geração de leads e conversões. É mais barato e, sem dúvidas, promove muito mais a nossa expertise e autoridade.
Sua marca está precisando de um auxílio em SEO nesses novos tempos!? Entre em contato com a nossa equipe de especialistas e veja as suas estratégias ganharem novas perspectivas.
Claro que há muito mais por vir. Anote o que estamos dizendo: encerraremos 2020 com novidades ainda mais incríveis. Por enquanto, trate de olhar para a sua estratégia e ver o quanto está harmonizada com essas mudanças.