7 passos para aparecer no topo do Google (2024)

Mulher, em um notebook, fazendo uma pesquisa no Google. Ela é branca e tem uma caneca branca ao lado do computador.

Sumário

Aparecer no topo do Google, ou seja, nas primeiras posições da página de pesquisa do principal motor de busca do mundo, é um dos grandes objetivos das empresas que almejam sucesso. Atingir essa meta significa elevar o nível de relevância e autoridade na internet, além de alcançar muito mais usuários dentro de um público segmentado. 

Entretanto, para conseguir lugar nessa prateleira tão disputada, é preciso ter um plano estratégico muito concreto e realizar algumas práticas fundamentais. Ficou interessado e quer saber quais são essas ações? Não se preocupe. Ao longo deste artigo, nós vamos mostrar para você sete passos valiosos para colocar sua empresa no caminho certo, rumo ao topo do Google. 

Vem aprender como impulsionar sua marca no universo online com a WebShare, primeira agência SEO First do Brasil. Vamos juntos nessa jornada! 

Por que é importante estar na primeira página do Google?

A resposta para essa pergunta pode ser bem simples e direta e tem tudo a ver com o comportamento dos atuais consumidores, cujo uma das características principais é a expectativa por uma navegação rápida, ou seja, os usuários de internet desejam encontrar o que querem em pouco tempo. Sendo assim, dificilmente vão passar da primeira página de pesquisa para clicar em algum link. 

Prova disso são os dados apresentados na pesquisa desenvolvida pela Chitika, empresa norte-americana de publicidade textual na internet, 95% dos usuários não vão além da primeira página do Google. 

Sendo assim, trabalhar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) é fundamental para qualquer marca que deseja ter seu nome em destaque na internet. Isso porque, de nada adianta produzir conteúdos de qualidade alta se não forem indexados entre os primeiros resultados da busca dos usuários. 

Os motivos cruciais para estar na primeira página

O Google é o maior buscador do mundo, portanto estar na primeira página traz muitos benefícios competitivos para a sua marca. Aqui estão alguns dos principais motivos pelos quais isso é tão crucial:

  • Maior tráfego orgânico: a maioria dos cliques em qualquer pesquisa do Google acontece na primeira página. Estar no topo dos resultados garante uma maior exposição e mais visitantes para o seu site.
  • Aumento da visibilidade da marca: aparecer na primeira página aumenta significativamente a visibilidade da sua marca. Isso não apenas atrai mais tráfego, mas também reforça o reconhecimento da marca entre os consumidores.
  • Credibilidade e autoridade: os usuários tendem a perceber os sites listados na primeira página do Google como mais credíveis e autoritários. Isso pode aumentar a confiança dos consumidores nos seus produtos ou serviços.
  • Vantagem competitiva: se você está na primeira página e seus concorrentes não, isso oferece uma vantagem competitiva significativa. Você tem mais chances de atrair clientes antes que eles considerem outras opções.
  • Melhor retorno sobre investimento (ROI): o SEO é uma das formas mais custo-eficientes de marketing digital. Chegar à primeira página pode gerar tráfego contínuo sem o custo adicional de publicidade paga.
  • Taxa de conversão mais alta: estar na primeira página não só aumenta a quantidade de tráfego, mas também melhora a qualidade desse tráfego. Visitantes que encontram seu site através de buscas orgânicas têm maior probabilidade de se converter em clientes.
  • Acesso a dados valiosos de mercado: o Google Analytics e outras ferramentas oferecem dados valiosos sobre os usuários que visitam seu site. Essas informações podem ser usadas para refinar suas estratégias de marketing e produto, baseadas no comportamento e preferências do público.

Esses benefícios só comprovam que não basta estar no Google, mas figurar nas primeiras posições. E esse posicionamento pode fazer toda a diferença para o crescimento de sua empresa no meio digital. 

7 dicas para aparecer no topo do Google

Homem digitando em um notebook com uma mão e mexendo no mouse com a outra. Ele é branco e está vestindo uma camisa preta de manga longa

Impulsionar sua marca aos primeiros lugares no ranking do google não é nada fácil. Exige muita estratégia, paciência e a implementação de práticas de SEO. Por isso, separamos sete passos essenciais para ajudar a sua marca a chegar nas primeiras posições do Google. Acompanhe! 

1- Pesquisa de palavras-chave eficiente

As palavras-chave são peças fundamentais para conseguir colocar a sua marca na primeira página do Google. Portanto, faça uma pesquisa detalhada desses termos. Use ferramentas como o Google Keyword Planner ou o Ahrefs para identificar as palavras-chave mais relevantes e com maior volume de pesquisa em seu nicho. 

Mas atenção: não se limite a termos genéricos; explore também as long-tail keywords (palavras-chave compostas por três ou mais palavras), que geralmente têm menos concorrência e uma intenção de busca mais clara.

2 – Otimização On-Page cuidadosa

A otimização on-page envolve aprimorar os elementos visíveis e de código de seu site para que sejam amigáveis aos motores de busca. Isso inclui a otimização de títulos, metatags, atributos alt em imagens, URLs e o conteúdo em si. Certifique-se de que cada página do seu site tenha um foco claro e utilize as palavras-chave de maneira natural e estratégica.

3 – Produção de conteúdo de qualidade

O conteúdo é rei no mundo do SEO. Produzir conteúdo original, relevante e de valor agregado ao seu público, não só atrai visitantes como também é valorizado pelo Google. 

Seu conteúdo deve resolver problemas, responder perguntas ou fornecer informações valiosas para os usuários. Blogs, vídeos, infográficos e podcasts são formatos que podem ajudar a aumentar o engajamento.

4 – SEO técnico

Assegure-se de que seu site tenha uma boa estrutura técnica. Isso inclui um carregamento rápido da página, um design responsivo que funciona bem em dispositivos móveis, URLs claras e um sitemap XML. Utilize também o SSL para uma navegação segura, o que é considerado um fator de ranking pelo Google.

5 – Estratégia de backlinks

Construir uma rede de backlinks de qualidade é vital. Links de sites autoritativos e relevantes funcionam como um voto de confiança para o seu site. Estratégias como guest posting, parcerias com influenciadores e a criação de conteúdo linkável podem ajudar a aumentar o perfil de backlinks do seu site.

6 – Otimização para SEO local

Se o seu negócio tem um componente local, otimizar para SEO local é crucial. Isso inclui a otimização de seu perfil no Google Meu Negócio, coletando avaliações de clientes e incluindo informações locais como cidade e endereço em seu site.

7 – Monitoramento e análise constantes

E por último, mas muito importante também, fazer o monitoramento de maneira constante de taxas importantes do seu site. Para isso,  use ferramentas como Google Analytics e Google Search Console para monitorar o tráfego do seu site, entender como os visitantes interagem com ele e identificar áreas que necessitam de melhorias. Ajustes regulares baseados em dados reais são essenciais para manter e melhorar as classificações de busca.

Implementando essas dicas valiosas que compartilhamos, você estará no caminho correto para levar a sua empresa até as primeiras colocações no ranking do Google. E, por consequência, seu negócio terá resultados mais positivos. 

Chegue ao topo do Google com a WebShare

A Webshare é a primeira agência SEO First do Brasil, especializada em colocar empresas como a sua no topo dos resultados de busca. Com uma equipe altamente qualificada, podemos desenvolver as melhores estratégias para a sua empresa atingir os primeiros lugares na página de pesquisa do Google. 

A partir de toda nossa experiência e expertise, conseguimos alcançar números robustos, como a espetacular marca de mais de 70 mil palavras no top 10 do google. 

Não deixe sua empresa ficar perdida na imensidão da internet. Entre em contato com a Webshare hoje mesmo, conheça nossas soluções e dê o primeiro passo para transformar a presença digital de sua marca.

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Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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