Foi oficialmente anunciado pelo Google que a sua rede social, o Google Plus (G+), será descontinuada. A decisão é uma resposta após ter sido descoberta uma falha de segurança, que expôs dados de mais de meio milhão de contas pessoais. Entenda o que aconteceu e qual o impacto disso para o seu negócio.
No ar desde 2011, o Google Plus nunca atingiu grande popularidade, tampouco cumpriu seu objetivo de criação: ser um concorrente do Facebook. Mesmo assim, ele está presente em muitas estratégias, ainda que como figurante, por ser um fator relevante para a indexação no Google. Veja como ficará isso a partir de agora.
Vamos lá?
GOOGLE PLUS: FALHA DE SEGURANÇA
A falha de segurança anunciada neste mês de outubro pelo Google Plus não é uma surpresa, de acordo com o jornal norte-americano Wall Street. Desde 2015 a empresa tem conhecimento sobre a vulnerabilidade do sistema e, há sete meses, detectou o problema em si.
A falha em si ocorreu devido a uma das APIs permitir o acesso a dados de terceiros, no caso, os amigos dos seus amigos. Claro, sem autorização. Em uma declaração oficial, o Google disse não possuir os registros de acessos às APIs. Porém, não pode afirmar de que esta falha não tenha sido explorada em outros momentos.
O ocorrido é algo semelhante ao vivenciado por usuários do Facebook meses atrás, o qual foi responsável, inclusive, por levar o CEO, Mark Zuckerberg, a depor no Congresso Norte-Americano.
O SURGIMENTO E QUEDA DO GOOGLE PLUS
O processo de encerramento do G+ vai durar dez meses e é apenas para a versão de consumidor. O prazo é uma forma de possibilitar que os usuários salvem suas informações e conteúdos e possam migrar para outras redes sem que nada seja perdido.
Um comunicado oficial do Google reforça que esta decisão está ligada ao baixo uso de usuários pessoais na rede. O fracasso da plataforma possui várias teorias, dentre elas, o fato de não ter atrativos ou novidades diferentes do Facebook.
Uma das tentativas foi tornar o Google Plus um fator importante para o SEO. Outras redes sociais, como o próprio Facebook, não conseguem indexar muito bem conteúdo no Google. Já G+ consegue. Inclusive, a versão para empresas seguirá no ar em função disto.
Como o término do G+ afeta o meu negócio?
O encerramento do Google Plus deixa alguns ensinamentos. O mais relevante deles é quanto a distribuição de conteúdo em redes sociais. Estes canais são grande aliados e essenciais em estratégias de Marketing Digital.
Porém, vale refletir que são terrenos inseguros e podem enfrentar situações como a do Google Plus. O ideal é trabalhar em um espaço próprio, como um blog, por exemplo, e usar as redes apenas para gerar tráfego.
Outro fator importante é com relação a insegurança dos dados na internet. Estamos vivendo um novo momento, onde a informação digital é extremamente valiosa e muitos sistemas se mostram incapazes de protegê-la.
Em meio a isto, qual o posicionamento e os cuidados que a sua empresa tem tomado? Ficou com dúvidas? Entre em contato conosco. Nós temos uma equipe qualificada e altamente preparada para ajudar você a enxergar melhor a sua estratégia.