E se você, assim como inúmeros profissionais de marketing digital,também previa que os snippets pudessem ser excluídos da SERP após a implementação da ferramenta dotada de inteligência artificial, o Bard, se enganou. Isso porque os novos snippets do Google foram anunciados, há pouco tempo, de forma surpreendente, pela própria big tech.
Os novos snippets Google se caracterizam como múltiplos trechos em destaque nos resultados de busca. Segundo a própria gigante da tecnologia, esse novo modelo chega para fornecer mais informações e contexto aos usuários, fazendo com que encontrem mais facilmente o que estão procurando.
O anúncio foi comemorado por especialistas, pois além de facilitar as buscas a exclusão dos snippets poderia gerar grandes impactos negativos para o tráfego das páginas, principalmente para aquelas que ocupavam a posição zero no mecanismo de busca.
Quer entender mais sobre essa novidade? A WebShare vai explicar tudo o que você precisa saber a respeito dos novos snippets Google, através deste conteúdo. Então continue a leitura e venha conosco!
O que são snippet Google?
Antes de tudo, vamos entender o que são os snippets Google.Trata-se de um tipo especial de exibição das informações nos resultados de busca. São pequenos resumos que geralmente aparecem abaixo do título de uma página de pesquisa.Tem como objetivo mostrar aos usuários uma prévia do conteúdo da página e ajudar a determinar sua relevância em relação à consulta de pesquisa.
Na maioria dos casos, o snippet é extraído da meta descrição da página, mas o Google também pode gerar um snippet com base no conteúdo da página se considerar que é mais relevante para a pesquisa do usuário. Em outras palavras, um snippet é como se o Google pegasse apenas um aperitivo do conteúdo de algum site, exatamente aquilo que você quer saber, e apresentasse ele nos resultados da busca.
Os snippets Google são ferramentas essenciais para as estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e atração de tráfego.
Os trechos de destaque
Trechos de destaque ou “featured snippets”, como também são conhecidos, são tipos de snippets especiais que fornecem respostas diretas a perguntas específicas nas buscas. São exibidos pelo Google no topo dos resultados de busca com a intenção de proporcionar uma solução rápida aos usuários. Esses trechos são extraídos automaticamente de páginas da web que o algoritmo do Google entende como relevantes para a pergunta feita.
Os trechos aparecem em um formato diferenciado. Geralmente é uma caixa que, além do trecho do conteúdo, é composta pelo título e URL da página. O objetivo principal desses trechos é oferecer uma visão clara e direta da informação buscada, poupando ao usuário o trabalho de clicar em vários links. São muito úteis para perguntas mais diretas e ferramentas poderosas no mundo do SEO.
Nós temos um artigo completo sobre rich snippet e como utilizá-lo a favor do seu SEO. Acesse aqui.
Novos snippets Google de múltiplos trechos em destaque
Os novos snippets Google se caracterizam por serem múltiplos trechos de destaque. Podemos dizer que são um tipo de extensão dos tradicionais trechos de destaque, permitindo que o buscador mostra aos usuários vários trechos de destaque em uma única busca. Esses destaques podem ser exibidos em qualquer ordem e de variados tipos.
Confira alguns exemplos abaixo.
- Trechos em destaque de perguntas e respostas: exibem várias respostas a respeito de uma pergunta.
- Trechos em destaque de definições: apresentam definições de um termo ou conceito.
- Trechos em destaque de receitas: podem conter o passo a passo de uma receita.
- Trechos em destaque de eventos: snippet que pode conter várias informações sobre um evento, como data, hora e local.
- Trechos em destaque de produtos: mostram informações sobre um produto, como preço, disponibilidade e características.
Como funcionam os novos snippets de múltiplos trechos em destaque?
Os novos snippets Goggle funcionam de forma bem semelhante aos trechos em destaques tradicionais. Veja só alguns detalhes desse funcionamento:
Utilização de aprendizado de máquina
O Google usa um processo de aprendizado de máquina para identificar informações relevantes para consultas de pesquisa. O modelo de aprendizado de máquina aprende a identificar informações que sejam relevantes para a consulta, concisas e informativas.
Informações no mais variados contextos
Como citamos antes, os novos snippets Google podem ser exibidos em qualquer ordem e podem ser de diferentes tipos. Isso significa que os snippets podem ser exibidos de forma a fornecer o máximo de informações e contexto possível aos usuários.
Entretanto, é bom ressaltar que os novos snippets de múltiplos trechos em destaque não são um substituto para os resultados de pesquisa tradicionais. Pelo contrário, são ferramentas adicionais para ajudar você a encontrar o que procura de maneira mais rápida.
O Google já havia lançado features parecidas antes?
E a resposta para essa pergunta é sim. Não sei se você lembra, mas o Google lançou em 2018 os trechos em destaque multifacetados. Eles tentavam responder a solicitação com mais de uma intenção de busca, exatamente o contrário desse novo formato.
Para você ter ideia, os trechos multifacetados respondiam dúvidas que podiam ter relação com a busca original, mas não exatamente com a mesma intenção de busca. Vamos exemplificar para ficar mais claro como acontecia. Imagine que você busque por “girassol precisa de luz solar plena?”. Dois trechos são ativados, um com a resposta direta para a pergunta e outro com algo semelhante a pergunta relacionada, por exemplo: “o que significa luz solar plena”.
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