O Instagram tem um histórico de bater de frente com outros sites e aplicativos. Depois do Snapchat, chegou a vez do YouTube e talvez até da televisão. Isso porque, no dia 20 deste mês, o aplicativo de fotos lançou o IGTV, uma plataforma voltada unicamente para vídeos.
O novo aplicativo aposta no consumo cada vez maior de vídeos, que se mostra como o tipo de conteúdo preferido pelos usuários. Além disso, é integrado com o Instagram, o que oferece uma interface e comandos bastante similares.
Um dos objetivos do IGTV é se tornar uma televisão mobile. A principal prova disto é que ao abrir o app você já começa a assistir vídeos automaticamente, sem que seja preciso procurar ou seguir canais, exatamente como ocorre nos aparelhos de televisão.
Ainda não existe possibilidade de monetização do conteúdo, mas com a popularização do recurso, a tendência é que, em breve, isto seja disponibilizado. Ficou curioso sobre como utilizar o recurso para a sua marca? Então confira, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre a novidade.
O que é o IGTV?
O IGTV é um aplicativo gratuito que tem como objetivo compartilhar vídeos de longa duração. Ao contrário do Instagram, que hoje, permite vídeos de até 60 segundos, a novidade tem espaço para conteúdos de até 1 hora.
A proposta do Instagram TV é que o material seja fácil, intuitivo e pensado para ser consumido no celular. Isto significa que os vídeos são transmitidos na vertical e em tela cheia. Além disso, ao acessar o app, o IGTV já passa a transmitir os vídeos das contas que você segue no Instagram, sem que seja preciso seguir novamente os perfis que você se interessa.
Como a aposta em conteúdo no formato de vídeos é alta, não há a opção de compartilhar gravações feitas na hora, como ocorre nas Stories, por exemplo. A ideia é que eles sejam planejados, editados, trabalhados e com alta qualidade.
Como usar o IGTV?
O app está disponível para download gratuito para Android e iOS. Ele também pode ser acessado sem que seja preciso baixar, através do próprio Instagram. Para isto, basta clicar no ícone de televisão, ao lado do Instagram Direct, no canto superior direito da tela. Caso o ícone ainda não esteja aparecendo, é preciso atualizar o aplicativo.
Ao acessar a plataforma, você terá 4 principais abas:
-para você: lista de sugestões segundo suas curtidas e seguidores;
-seguindo: canais que você segue;
-populares: conteúdos em alta;
-continuar assistindo: seu histórico de visualizações.
Quem pode usar o IGTV?
A boa notícia é que a novidade não é exclusiva de contas verificadas. Todos os usuários têm acesso ao novo recurso e poderão compartilhar seus vídeos. Para isto, basta fazer upload pelo app, seja pelo celular ou pela versão desktop.
Porém, há recursos diferentes disponíveis para contas verificadas e contas comuns.
Quais são as possibilidades que o IGTV oferece?
Uma das maiores novidades é que a plataforma suporta vídeos de 4K de resolução. Mesmo que a maioria dos smartphones ainda não trabalhe com esta qualidade Ultra HD, o padrão é uma tendência do mercado mobile.
Além disso, o tempo aumentou. O próprio Instragram, que começou somente com fotos, passou a permitir vídeos de 15 segundos e depois aumentou para 1 minuto. Já no IGTV, as contas verificadas podem postar vídeos de 1 hora e as comuns de 10 minutos.
Já para assistir ao conteúdo, não é preciso ter um canal. Todo usuário do Instagram tem acesso total a tudo que é postado no IGTV. Outra possibilidade ainda é a Direct. O IGTV tem integração com o recursos de mensagens privadas do Instagram.
Vale a pena apostar no IGTV?
Vídeos são o tipo de conteúdo que mais cresce hoje na internet. A aposta do IGTV, em se tornar a nova televisão, é alta, mas também forte dado o histórico do Instagram e relevância da marca no mercado. Logo, como o recurso ainda é novidade, vale a pena estudar e lançar conteúdos que valorizem a sua marca.
Se você está em dúvida, entre em contato com a WebShare. Nós estamos preparados para orientar e traçar as melhores estratégias de conteúdo para você e sua marca, além de estarmos por dentro das principais novidades do mercado.