Navegabilidade web: facilite a interação do usuário com seu site

Homem mexendo no notebook e no celular ao mesmo tempo

Sumário

Você já ouviu falar em navegabilidade web? Trata-se de um fator essencial que determina o nível de facilidade que o usuário tem para  interagir e encontrar as informações dentro de algum site. Ou seja, a navegabilidade é fundamental para o sucesso do seu negócio na internet, seja loja virtual, blog, portal de notícias entre outros. 

Mas se você ainda tem dúvidas sobre o assunto ou deseja entender mais, não se preocupe. Nesse artigo iremos explorar o conceito de navegabilidade web, sua importância e aprender algumas técnicas para melhorá-la em seu site. Dessa forma, você poderá proporcionar experiências mais agradáveis aos usuários, tornando maiores as chances de fidelização, além de melhorar sua presença online. 

Então, está preparado para saber como tornar seu site melhor de navegar? Continue a leitura e bom proveito! 

O que é navegabilidade web de um site?

Navegabilidade web significa uma série de práticas e características que possuem a finalidade de tornar a visita do usuário mais fácil, agradável e intuitiva possível. Para tornar tudo isso eficaz, muitos fatores são englobados,como por exemplo, organização das páginas, a estrutura de menus, a disposição de elementos gráficos e textuais, e a hierarquia das informações. 

Por que a navegabilidade web é importante?

Homem negro, de óculos, mexendo em um notebook e sorrindo.

A navegabilidade web é algo crucial para o sucesso de qualquer negócio na internet, pois proporciona muitos benefícios que impactam diretamente na experiência do usuário. A seguir, veja alguns desses aspectos.

Facilita a interação do usuário com o site

Quando a navegabilidade web é bem planejada, leva aos usuários a possibilidade de encontrarem de forma rápida aquilo que procuram, compreendam a estrutura do site, e realizem ações desejadas com facilmente. Isso inclui ações de comprar produtos, compartilhar conteúdos ou pedir informações. 

Melhora a experiência do usuário

Quando os usuários conseguem navegar facilmente pelo site e encontrar aquilo que buscam, a experiência se torna agradável e muito mais satisfatória. Isso faz com que cresçam as possibilidades dos visitantes retornarem ao site e se tornarem clientes fiéis, além de aumentar as  chances de que eles recomendam o site a outras pessoas.

Faz aumentar a taxa de conversão

Sites com navegabilidade web eficaz têm maior probabilidade de converter visitantes em clientes, seja por meio de compras, inscritos em newsletters, solicitações de contato ou outras ações. Isso acontece porque os usuários conseguem encontrar facilmente o que procuram e têm uma experiência positiva. 

Melhora a performance nos mecanismos de busca

A navegabilidade web vai além do design de um site ou página, ela também envolve otimização para mecanismos de busca. Uma boa navegabilidade possui arquitetura de informação clara e hierárquica, links internos bem estruturados e um tempo de carregamento rápido, o que pode influenciar na melhoria de sua classificação nos resultados de busca, como o Google. Isso aumenta a visibilidade de sua marca. 

Acessibilidade

A navegabilidade web também leva em conta a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais, como deficiências motoras e visuais. Garantindo que o site seja fácil de navegar e acessível para todos os usuários, você estará ampliando seu alcance e demonstrando responsabilidade social.

Compatibilidade com qualquer dispositivo e navegador

Um dos fatores da navegabilidade web, é garantir que o site seja compatível com diferentes dispositivos e navegadores. Se adaptar a essas variações, proporciona uma experiência consistente e agradável, independentemente da forma como o usuário acessa o site.

Fatores que envolvem uma boa navegabilidade web

Para uma boa navegabilidade web, é preciso seguir alguns princípios básicos. Acompanhe!

  • Hierarquia e estrutura do site: um site organizado de forma lógica e hierárquica,  facilita a compreensão dos usuários sobre a estrutura e ajuda a encontrar informações mais rápido.
  • Consistência e simplicidade:  a consistência  do site no que diz respeito ao design, layout e estilo ajuda os usuários a se familiarizarem rapidamente com a navegação e a encontrarem o que procuram. Além disso, evite designs excessivamente complexos, o que pode confundir os usuários.
  • Menus de navegação evidentes: Os menus de navegação são essenciais para a navegabilidade web. Eles devem ser claramente visíveis, preferencialmente no topo da página, e conter links para as seções mais importantes do site. Utilize nomes claros e diretos nas opções de menu.
  • Utilização de links internos: use links internos para gerar conexão entre as páginas de seu site. Eles também ajudam a melhorar a classificação do seu site nos motores de busca, como o Google.
  • Títulos e descrições claras: títulos e descrições claras, objetivas e informativas para as páginas e seções do seu site auxiliam os usuários a identificar o conteúdo de cada página mais rápido e melhora a projeção do seu site nos resultados de busca.
  • Poucos cliques: Isso significa que quanto mais cliques o seu visitante precisar fazer para chegar até onde deseja, pior está a navegabilidade. Com isso, coloque as informações mais relevantes em destaque para os usuários. 

Como melhorar a navegabilidade web?

Pessoa acessando o mesmo site no computador, tablet e celular

Você já percebeu que a navegabilidade é muito importante para o seu site obter resultados positivos e alavancar o seu projeto online. Mas se a navegabilidade não está boa, como fazer para melhorá-la? Preste atenção nessas dicas. 

  1. Utilize um design responsivo

Ter um design responsivo garante que o seu site possa ser exibido corretamente em dispositivos de diferentes tamanhos e resoluções, como smartphones, tablets e computadores. Isso facilita a navegação dos usuários, independentemente do dispositivo que estiverem usando.

  1. Use breadcrumb

O breadcrumb é uma trilha de navegação que mostra o caminho que o usuário percorreu até a página atual. Essa ferramenta ajuda os usuários a entenderem sua localização no site e a voltarem para páginas anteriores com facilidade.

  1. Coloque uma barra de pesquisa em sua página

A barra de pesquisa ajuda os usuários a encontrar o que estão procurando de maneira rápida, especialmente em sites que contém muito conteúdo. Certifique-se de que a barra de pesquisa esteja visível e funcione corretamente.

  1. Procure otimizar o tempo de carregamento

Um tempo de carregamento rápido é essencial para a navegabilidade web eficaz. Usuários podem abandonar seu site se as páginas demoram muito para carregar. Sendo assim, otimize imagens, reduza o uso de scripts e utilize técnicas de cache para melhorar o tempo que as páginas levam para carregar. 

  1. Tenha um mapa do site

Um mapa do site é uma lista de todas as páginas do seu site, organizadas de maneira hierárquica. Ele ajuda os usuários a encontrar informações rapidamente e também melhora a classificação do seu site nos motores de busca.

Qual a importância da navegabilidade para o SEO? 

A navegabilidade web impacta as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization) de muitas maneiras, pois muitos fatores de uma boa navegabilidade estão relacionados a otimização dos sites para os mecanismos de buscas. Alguns desses pontos são:

  • Arquitetura da informação;
  • Links internos;
  • Experiência do Usuário;
  • tempo de carregamento;
  • Design responsivo

Portanto, ao investir em navegabilidade web eficiente, você estará melhorando a experiência do usuário. Isso significa que ,consequentemente, está  otimizando seu site para alcançar melhores posições nos resultados de busca.

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A navegabilidade web eficiente impacta positivamente o SEO e tudo isso é fundamental  para o crescimento dos negócios online. Entretanto, é necessário ter planejamento estratégico de qualidade para desenvolver uma trajetória de sucesso, alcançando os objetivos desejados. Para isso, conte com uma empresa especializada e de credibilidade no mercado, assim como a WebShare. 

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Guilherme Tubino Jorge

Redator da equipe de conteúdo da WebShare. Sou jornalista graduado pela PUCRS, com experiência em Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, atuando também como copywriting sempre buscando apresentar as melhores narrativas para sites e blogs de acordo com estratégias de SEO.

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