Por que devo prestar atenção na experiência do usuário?

Sumário

Experiência do usuário” ou simplesmente “UX” é um conceito que tem protagonizado eventos de tecnologia, marketing e desenvolvimento ao redor do mundo. Mas por que todos estão falando nisso e qual a importância dessa ideia para quem trabalha na internet?

O conceito tem um princípio básico: melhorar como as pessoas utilizam os produtos, sistemas e serviços. Como dizem, trata-se da psicologia da tecnologia.

A experiência do usuário é muito mais do que apenas eficiência. É sobre a facilidade e agilidade com que uma pessoa consegue realizar tarefas no seu site, aplicativo ou qualquer outra plataforma, sem se sentir pressionada ou frustrada.

É claro que, hoje, muitas marcas priorizam a UX na hora de lançarem qualquer novidade, além de otimizarem os serviços já oferecidos. Logo, se você ainda não está familiarizado com o conceito, você está perdendo (muito) tempo.

Os pilares da experiência do usuário

Este tema ainda gera bastante debate. Mas, é claro, existem itens que são indiscutíveis. A estética é um deles. O visual não é o conceito mais importante dentro da experiência do usuário, mas será a primeira impressão.

Logo, ao apresentar uma boa interface, já se cria uma certa confiança de que o restante da  experiência será positiva.

A usabilidade é outro. Aqui, a ideia é facilitar ao máximo a navegação. Sem que este conceito seja bem trabalhado, é bastante provável que o usuário deixe sua página.

Na sequência entra a arquitetura da informação. Ou seja, as informações devem conseguir direcionar o usuário para os lugares certos, além de estarem distribuídas conforme a sua importância.

Por fim, ainda é preciso considerar o fluxo de interação e o conteúdo. O primeiro diz respeito a um mapa com os possíveis caminhos que o usuário poderá percorrer dentro da página. Já o segundo, é sobre relevância. Para proporcionar uma experiência completa e positiva, você precisa oferecer algo relevante ao usuário.

UX sempre fez parte das nossas vidas

Por mais simples que pareça, o UX está em toda parte. Isso é visto em suas tarefas diárias. Seja pedindo uma pizza por um aplicativo ou até mesmo navegando pela internet, o UX está lá. É apenas despercebido pela maioria das pessoas.

Um exemplo disso seria o recurso “Salvar ” que o Facebook adicionou em 2014. Este é um dos melhores exemplos de aplicação do UX.

As pessoas estão postando, comentando, twittando e compartilhando conteúdo em toda a web, o tempo todo. Mas às vezes, não temos tempo para ler ou assistir a esses conteúdos. É aqui que entra o recurso de salvar.

Assim, a rede social não só livrou as pessoas de seus problemas, como também criou uma experiência melhor para os seus usuários.

É disso que se trata a experiência do usuário. Com o UX, podemos criar soluções para os problemas diários das pessoas.

Como criar boas experiências

A UX é sobre como as pessoas usam um produto, o que sentem quando o usam, as suas impressões.

As experiências são valiosas porque vemos como as pessoas percebem, sentem, reagem e se comportam em relação a algo. Em UX, analisamos essas experiências e as usamos para melhorar ainda mais a implementação de fluxos de projeto e tarefas em nossos produtos.

Quando você começar a aprender sobre o tema, aprenderá a fazer as perguntas certas.

“Que problemas estou resolvendo?”

“Para quem eu estou fazendo isso?”

“Como as pessoas se sentem sobre o produto?”

“O design do produto está alinhado com seu propósito?”

Imagine ir a um lugar onde você nunca esteve antes. Você não sabe como chegará lá, o que verá e o que fará. Sem mapas ou sinais, você ficará frustrado, perguntando a estranhos aleatórios aonde você irá. Sem detalhes ou informações sobre o local, você não sabe o que esperar ou quais atividades você fará.

É aqui que entra o UX. Um produto, seja um website, um aplicativo ou um sistema, deve ter a estrutura, o design e os campos adequados para orientar o usuário na compreensão do produto. Isso, por sua vez, ajudará o usuário a ter uma melhor experiência com ele.

UX em primeiro lugar

Na WebShare, nós priorizamos a experiência do usuário em todos os projetos que trabalhamos. Você quer saber mais sobre o tema ou aplicar os conceitos na sua página para conseguir resultados melhores? Entre em contato com a gente.

Compartilhe

Compartilhe

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site.

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?