Muitos são os termos usados no mundo do marketing, a cada dia que passa parece que surge um novo e, realmente, às vezes fica difícil acompanhar tantas mudanças e novidades. Por isso, nos propomos a desmistificar alguns desses conceitos e, hoje, vamos falar sobre o que é conversão.
Se você pretende aprofundar seus conhecimentos sobre marketing digital, entender o que significa conversão é um ótimo ponto de partida. Esse termo faz parte do beabá das estratégias digitais e se engana quem pensa que ele se refere apenas às vendas.
Portanto, acompanhe a íntegra deste conteúdo para entender, definitivamente, o que é conversão e como calcular essa métrica tão importante para o sucesso de um negócio.
O que significa conversão no marketing digital?
Como já dissemos, converter não significa, necessariamente, vender. Conversão pode ser, basicamente, qualquer ação, previamente planejada por você ou seu time de marketing, que leve seu público alvo a interagir com a sua marca.
Ok, ainda não ficou muito claro. Então, veja esse exemplo: digamos que, ao fim desse conteúdo, você esteja convencido de que precisa de uma estratégia digital para sua empresa e resolva clicar no botão “Falar com um especialista”. Pronto, você foi convertido, agora está dentro do nosso funil de vendas.
Você pode até não adquirir o serviço de primeira, mas já percebeu que sabemos do que estamos falando e entendeu que somos uma autoridade em marketing digital. Conquistar a confiança das pessoas pode ser tão importante quanto realizar uma venda isolada. Isso porque, quando você precisar de algum serviço do tipo, saberá quem procurar.
Mas há muitas outras formas de converter. Por exemplo, você pode oferecer um conteúdo de valor através de um e-book e, em troca, pedir que o visitante preencha um formulário cedendo algumas informações relevantes, como o nome e e-mail.
Assim, esse visitante se torna mais um contato na sua lista de leads, ou seja, um cliente em potencial para o seu negócio. E, através do contato por e-mail, você pode “nutrir” esse lead, para que ele siga a jornada de compra e atravesse as etapas do seu funil até que esteja convencido de que precisa do seu produto ou serviço e, finalmente, realize a compra.
O que é taxa de conversão?
Bom, essa resposta pode variar conforme a sua estratégia. O primeiro passo é definir um critério. Afinal, qual ação você quer que o visitante realize na sua página?
Quer que ele se inscreva na sua newsletter para receber as novidades da sua marca? Ou, talvez, seu lead já esteja em uma etapa mais avançada da sua jornada de compra, é hora vender. Portanto, defina seu objetivo e esteja preparado para monitorar sua estratégia.
“O que pode ser medido pode ser melhorado”, já dizia Peter Burke, o pai da administração moderna. Acompanhar o desempenho da sua estratégia através da taxa de conversão pode ser um divisor de águas para o sucesso de uma empresa.
Como calcular a taxa de conversão?
Depois que você definiu o critério da sua estratégia, para calcular a taxa de conversão basta dividir o número de pessoas que acessaram a sua página, conteúdo, etc, pelo número de pessoas que realizaram a ação planejada na sua estratégia. Fácil, não é mesmo?
Por exemplo: sua página foi visitada por 1.000 pessoas durante o último mês, 120 delas realizaram a ação planejada, portanto, a taxa de conversão é de 12% ao mês.
Não existe uma taxa de conversão correta, isso vai depender de uma série de fatores, como o tipo de produto ou serviço, a área de atuação, o público alvo e muitos outros. Por fim, só você saberá dizer se sua taxa de conversão está adequada para atingir o sucesso do seu negócio.
Agora você está pronto para monitorar sua estratégia de marketing digital e tomar as decisões necessárias para atingir os melhores resultados.
Se você quer se aprofundar no tema e descobrir como aumentar suas vendas, leia o artigo sobre Marketing e vendas: como converter mais com estratégias para o digital? em nosso blog.