Se você é daquelas pessoas que procuram sanar suas dúvidas na internet, certamente já visitou um blog. Mas você sabe como funciona e quais possibilidades esse formato oferece?
Como surgiram os blogs?
Em 1994, o estudante de jornalismo Justin Hall, foi o primeiro a criar uma página pessoal para compartilhar sua visão de mundo. Mas o formato só começou a ficar popular alguns anos depois, quando Jorn Barger cunhou o termo weblog.
A palavra blog vem de weblog (web = rede + log = registro/diário), ou seja, o blog surgiu como um diário de bordo eletrônico dos primeiros surfistas da internet, ainda na década de 90. Lá eles publicavam suas opiniões sobre diversos assuntos.
Hoje, o formato é um dos mais populares no Brasil, com altos índices de tráfego. E pode oferecer muito mais do que uma opinião pessoal.
Como funciona um blog?
Atualmente há diversas ferramentas gratuitas onde você pode criar um blog, como WordPress e Blogger. Portanto, qualquer pessoa pode criar e produzir seu próprio conteúdo na internet.
Há muitos tipos de blogs, eles se caracterizam pela periodicidade regular e constante, mas principalmente pelo formato em texto. A narrativa escrita é indispensável para um blog.
Além da produção textual, a publicação pode estar acompanhada por imagens, vídeos, infográficos e até uma transcrição em áudio, que é muito importante para acessibilidade de pessoas portadoras de deficiência visual, por exemplo.
Os conteúdos são variados, entre os mais populares estão os conteúdos informativos, apresentando listas, tutoriais e novidades.
Agora que você já sabe como um blog funciona, veja abaixo como ele pode ser útil para você.
Como um blog pode ser útil para o meu negócio?
Um grande potencial dos blogs hoje em dia, é a sua enorme capacidade de funcionar com imã de leads, tornando-se uma ferramenta de marketing digital.
Você deve estar se perguntando: como esse imã funciona?
Quando as pessoas perguntam ao Google sobre coisas relacionadas ao nicho que você atua, o conteúdo do seu blog pode ser sugerido ao leitor como resposta. Mais do que isso, através do seu conteúdo, é possível que a pessoa desenvolva um interesse real pela sua solução e decida que efetivamente precisa do seu produto.
Nesse momento, o ideal é que, além do blog, seu negócio também tenha um site. Pois, através dele o cliente em potencial se sentirá mais seguro para dar os próximos passos na sua jornada de aquisição do seu produto.
Gostou de saber como surgiu um dos formatos mais antigos e populares de publicação na internet?
Agora que você já conhece melhor essa ferramenta digital e como ela pode alavancar o seu negócio, fale com um de nossos especialistas e descubra qual é a melhor estratégia para você.