No marketing digital, a prova social é qualquer evidência de que alguém já fez uso do produto ou serviço. E mais do que isso, tem uma opinião sobre a marca. Essa opinião pode estar presente em comentários nas redes sociais, reclamações em fóruns específicos, avaliações, depoimentos, ou simplesmente a recomendação “boca-a-boca” tão comum entre amigos e familiares.
Fatores determinantes para a prova social
A influência da prova social depende de alguns fatores determinantes. Sendo eles: escala, similaridade, ambiguidade, atração e autoridade. Vamos entender um pouco sobre eles:
Escala: trabalha exatamente com a quantidade de pessoas. O público aceita melhor ou valoriza os serviços ou produtos com mais adeptos. Ou seja, mais pessoas falando sobre o assunto.
Similaridade: as pessoas tendem a ouvir ou prestar mais atenção em opinião de pessoas que possuem semelhanças com elas. O marketing de influência trabalha muito nesse quesito, pois o público identifica uma similaridade.
Ambiguidade: as pessoas aceitam com maior facilidade uma opinião dita pela maioria. Geralmente, há um receio para o primeiro contato ou primeira experiência, por isso a busca em ouvir de alguém que já passou pelo processo. E nesse caso, a opinião da maioria é validada.
Atração: o ser humano tende a ouvir o comentário de alguém que admira. É por esta razão que a opinião de familiares e amigos são tão consideradas.
Autoridade: levamos muito em conta a opinião de especialistas no assunto ou com grande influência sobre o tema.
Benefícios da Prova Social
A prova social pode ser uma grande aliada no seu negócio. Confira!
Aumentar sua autoridade: Quanto maior e melhor for sua prova social, mais autoridade sua empresa terá naquele mercado.
Melhorar a transparência: Cada vez mais, a transparência é algo que as pessoas valorizam por parte do governo e das empresas. Todo produto e serviços tem suas particularidades, e as avaliações e comentários farão com que a pessoa veja se o produto é para ela ou não.
Possuir mais avaliações: Lembra do princípio da escala? Quanto mais pessoas estiverem falando sobre a sua marca, melhor.
Aumentar as taxas de conversão: A taxa de conversão é a relação de visitantes que realizam alguma ação de interesse em seu site ou loja virtual. A prova social pode ajudar a melhorar as taxas de conversão do seu site, seja de compras, pedidos de orçamento, downloads, entre outros.
Crescimento da empresa: É óbvio que a prova social sozinha não faz verão. Uma boa gestão financeira, de negócios, marketing e inovação são muito importantes. Entretanto, a prova social potencializa o crescimento do seu negócio.
Muitas possibilidades orgânicas: Outro ponto de muita importância sobre a prova social são as oportunidades de aumentar as vendas sem colocar a mão no bolso. Isso porque as próprias redes sociais permitem que as pessoas avaliem um negócio e, sabemos que clientes satisfeitos não se importam em dar um depoimento positivo.