O que é Nutrição de leads?

Sumário

A nutrição de leads é uma estratégia do marketing digital que tem como objetivo tornar o lead, ou seja, aquele e-mail captado a partir de alguma ação, mais qualificado e pronto para a venda.

Assim, quando ele for abordado ou incentivado a fazer a compra do produto ou serviço, ele já estará familiarizado o suficiente e seguro de que encontrou exatamente o que procurava.

Como funciona a nutrição de leads?

Nutrir um lead nada mais é do que disparar uma sequência de e-mails, a partir do consentimento dessa pessoa, com conteúdos ligados às diferentes etapas do funil.

Estes e-mails são elaborados estrategicamente com os temas, linguagens e gatilhos fundamentais para conduzir o lead do topo do funil até o fundo e então realizar a conversão. Tudo neste fluxo precisa ser pensado e programado: horários dos disparos, subject, formato, tamanho e etc.

A nutrição de leads é mesmo importante?

Você pode ficar surpreso, mas uma recente pesquisa feita pela MarketingSherpa mostrou que não manter contato ou não praticar uma nutrição eficiente implica em 79% de leads que não se tornarão clientes. Sim, a equipe de vendas é atingida negativamente em quase 80%.

Mas por quê? Bem, a nutrição é responsável por aproximar o cliente da marca, lembrar ele de suas dores e mostrar o seu poder de solucionar isto. É ainda responsável por criar um relacionamento entre vocês dois. E, o mais importante: possibilita que você o conheça. Quanto mais informações sobre um lead, maior o seu poder de personalização da estratégia.

Todos esses fatores juntos fazem com que você saiba exatamente quando o lead está pronto para converter. Por isso, a equipe de vendas terá muito mais sucesso. O contrário também é válido. Sem um trabalho antes, abordar o possível cliente sobre a venda pode afastá-lo para sempre.

Como fazer uma boa nutrição de leads?

Para fazer uma boa nutrição é necessário ter dados e um objetivo claro. Dados sobre os seus leads e um objetivo para construir a estratégia a partir disso. Isto irá influenciar no período entre os e-mails, os temas e quando você fará as propostas certas a ele.

O ideal é usar os serviços de automação, pois eles tornam o trabalho mais eficiente. E lembre-se: segmentar sempre! Essa é a base de uma boa nutrição.

E você, ficou com dúvidas? Entre em contato conosco e pergunte ao nosso time de especialistas.

Compartilhe

Compartilhe

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site.

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.

Precisando de fôlego para chegar ao topo? Peça um diagnóstico do seu site

Nossos especialistas farão uma análise profunda do seu site para identificar oportunidades de melhoria e propor soluções sob medida.
Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?