Vamos responder essa pergunta com outra pergunta: o que enche seus olhos? Você certamente já passou pela experiência de comprar algo ou entrar em algum lugar por se sentir atraído pela estética. É exatamente essa função sensorial que o design trabalha, a identificação visual.
Design, em tradução livre do inglês, significa desenho. Sua função é, primordialmente, criar soluções criativas e inovadoras através de um projeto, para seja lá qual for o problema.
Mas qual é o papel do Design no âmbito do marketing digital, você ainda deve estar se questionando?
É possível que você tenha aprendido que design só serve para embelezar o job. Não é!? Porém, tire esse conceito da sua cabeça imediatamente. Viemos até aqui para eliminar esse mito e te mostrar a relevância dessa ferramenta no seu negócio.
POR QUE O DESIGN FAZ TANTA DIFERENÇA NO BUSINESS?
Iniciaremos a nossa conversa falando sobre o que o design pode promover em suas estratégias de marketing:
- Gera diálogo com o público;
- Cria identidade visual com o lead;
- Favorece o reconhecimento;
- Torna as peças gráficas mais agradáveis para leitura;
- Profissionaliza seus conteúdos;
- Influencia na decisão de compra.
Em marketing digital, é fundamental pensar em design para:
- SITES E LANDING PAGES
Dica: clean, enxutos e de fácil usabilidade. Excesso de cliques deixa o usuário inseguro.
- ELEMENTOS E PEÇAS PARA REDES SOCIAIS
Dica: alta qualidade + boa edição + clareza + concisão = Possibilidade de atração de mais seguidores aliada ao aumento no engajamento.
- LAYOUT DE E-MAIL MARKETING
Dica: fundamental o diálogo com a identidade visual da empresa.
- CALL TO ACTION
Dica: Faça testes A/B para descobrir qual o botão que mais converte ou leva seus leads para a próxima etapa.
- BLOGS
Dica: Clareza, facilidade de navegação, imagens de alta qualidade, destaque para os demais posts na barra lateral.
COMO CONSTRUIR UMA BOA ESTRATÉGIA?
Há alguns detalhes que são essenciais em seu plano tático de design. Separamos abaixo um conteúdo que lhe ajudará a entender melhor:
#1 – PERSONAS
Todas as estratégias do marketing giram em torno delas. O designer precisa conhecer o seu público-alvo para entender os interesses dele. Descobrir o que funciona com a audiência é a chave.
#2 – REFERÊNCIAS VISUAIS
Nem precisamos falar que as imagens devem relacionar produtos e serviços com as personas. Utilizar-se de benchmark também é eficiente, tendo em vista que conhecer o que funciona em empresas que atuam no mesmo segmento é importante.
#3 – COERÊNCIA
Elementos visuais que combinem com a identidade do seu produto ou serviço aumentam a confiabilidade.
#4 – CHAMAR A ATENÇÃO
Grave na sua memória: quando tudo chama a atenção, nada se destaca. Não promova competição entre seus elementos. Preocupe-se, também, com a paleta de cores de seus materiais.
#5 – ORIGINALIDADE
Evite clichês. Estude seus concorrentes e faça algo diferente, pense em estratégias de comunicação não utilizadas por eles.
APRESENTAÇÃO E QUALIDADE
Percebeu que investir na apresentação é tão importante quanto se preocupar com a qualidade dos conteúdos? Lembre-se sempre disso! Fazer design é mais do que entender de ferramentas e softwares de edição. Exige que os profissionais envolvidos sejam capacitados.
Ah, não confunda alhos com bugalhos: design é a atividade; designer é o profissional da área. Ok!?
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