Quem já ouviu falar sobre Marketing Digital, logo em seguida certamente escutou sobre automação de marketing. E não é à toa, afinal, a automação de marketing é o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. Podemos considerar a automação de marketing a principal ferramenta para nutrir e avançar os leads até o momento da compra.
Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente (como seguir de volta ou agendar postagens em redes sociais) já sejam automação de marketing em sua forma plena. Entretanto, essas são só ações simples e estão muito abaixo do que consideramos uma automação de marketing efetiva.
Automação de Marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com a sua empresa nos diferentes canais online. Ou seja, compreender exatamente o interesse do lead e seu estágio de compra, dando a ele todas as informações de que precisa em determinado momento de maneira automatizada.
Vantagens da automação de marketing
Não é necessário ser expert em automação para saber que esse sistema trouxe muitos benefícios para diversos setores e, com certeza, é capaz de aumentar a produtividade dos empreendimentos.
Afinal, você deve saber que é preferível ter a tecnologia trabalhando por você do que gastar seu precioso tempo fazendo atividades repetidas, das quais, muitas vezes, nem o resultado você consegue medir, concorda?
Portanto, a automação de marketing é uma “mão na roda” quando se trata de aumentar as vendas e desenvolver os negócios. As principais vantagens dessa estratégia são:
- Aumento da produtividade;
- Otimização de processos;
- Agilidade do trabalho;
- Qualidade da equipe;
- Satisfação do cliente;
- Diminuição do custo de aquisição por cliente;
- Trabalhar bem todos os leads;
- Economizar tempo;
- Aumentar a qualidade e frequência de conteúdo;
- Personalização do lead;
Onde a automação de marketing pode ser aplicada?
Em equipes de marketing de alta performance, a automação é um componente fundamental da gestão de relacionamento com o cliente e não se restringe ao envio automático de e-mail. Ao contrário, ela é estratégica para a realização de uma série de práticas que não eram possíveis (pelo menos não em larga escala) sem o apoio da tecnologia.
O uso da automação de marketing pode ser aplicado para:
- Geração, segmentação e nutrição de leads;
- Lead scoring;
- Gestão de redes sociais;
- Fidelização de clientes;
- Engajamento;
- Atendimento;
- Vendas e marketing por chatbots;
- Medição de ROI de marketing.
São muitos os mecanismos, ferramentas e técnicas que existem para facilitar a vida de qualquer empreendedor. E o sistema de automação é, entre outras coisas, uma excelente forma de aumentar as vendas. Porém, é necessário conhecer bem sobre todo esse universo para que as estratégias sejam bem sucedidas.