O que é podcast? – Glossário WebShare
Se existe o feed de fotos, o story, os reels e o IGTV, por que não criar um “feed de áudio”?
As pessoas que sempre curtiram rádio com certeza foram as primeiras a apoiarem essa ideia. Mas não demorou muito para que esses arquivos digitais de áudio transmitidos através da internet se tornassem uma febre pelo mundo.
Seus conteúdos são múltiplos e variados, agradando a todos.
Os ouvintes podem escutá-lo na hora que quiserem e qualquer usuário na internet pode criar seu próprio podcast.
Como é feito um podcast?
Os arquivos de áudio, após gravados por seus autores, basicamente são publicados através de um sistema chamado podcasting, que segue um padrão de feed RSS, possibilitando que além de subscrever post de áudio, os usuários acompanhem automaticamente atualizações deste.
Como criar um podcast?
Criar um podcast de qualidade, que seja relevante e consiga atingir um grande número de usuários, não é uma tarefa simples. Para isso, é necessário tempo e recurso. Vamos aos passos.
Elaborar um planejamento
O primeiro passo, como em todas as ações, é estabelecer um planejamento. É a partir dele que são traçados os objetivos e outras análises fundamentais para o sucesso do podcast, como: o público a ser atingido, diferenciação da concorrência, como deixar o conteúdo mais interessante, criação de um roteiro, definir os convidados que serão chamados e etc.
A Gravação
Depois, é hora de colocar todo o planejamento em prática durante a gravação. É essencial que o podcast seja gravado em um ambiente com boa acústica e que tenha conforto para os convidados. O podcast pode ser gravado em softwares de áudios disponíveis no mercado. Alguns deles são o Audacity, MP3 Skype Recorder e MP3 Cut.
Edição
Como o podcast geralmente não é um programa ao vivo, ele precisa ser editado. Muitas vezes é necessário fazer algum ajuste de som e fazer com que o programa tenha uma maior fluidez. Lembre-se de ter um backup caso aconteça algum problema de edição errada ou até mesmo perda do arquivo.
Publicar e divulgar para o mundo
A próxima etapa é publicar o podcast . Esse processo pode ser feito no próprio site do programa ou em plataformas de som como soundcloud ou spotify . E o último passo é a divulgação do conteúdo. O mais indicado é aproveitar a base de clientes , divulgar nas redes sociais e usar ações de marketing para isso.
Como escolher o assunto para um podcast?
O assunto é o carro chefe de qualquer podcast. Portanto, saber escolher bem o tema é essencial para obter sucesso. Para isso, é preciso criar conteúdos relevantes, que chamem atenção do público, a ponto das pessoas voltarem para escutar, diante de tantas ofertas de conteúdos pela internet.
Para definir o assunto, é preciso ter bem claro o objetivo de seu podcast. Em outras palavras: qual o motivo da produção daquele conteúdo. É identificar suas motivações e segui-las.
Conhecer bem o seu público e o comportamento dele é outro passo importante para definir os temas e a linguagem que deve ser utilizada. O engajamento passa muito por isso.
Analisar a concorrência também é importante. Assim, você poderá fazer uma análise e apresentar seu produto de outra forma.
Motivos para criar um Podcast
Os motivos são variados. Um deles é a produção de conteúdo de nicho para ser escutado a qualquer hora do dia. Além disso, o podcast traz engajamento com o público alvo, a oportunidade de gerar lucro por meio de patrocínios e ações comerciais.
Portanto, os criadores de conteúdo enxergam como mais um canal para explanar informações. Para as empresas, os podcasts também assumem um papel importante. Isso porque, as organizações têm a chance de criar conteúdos de qualidade e se tornar referência naquele tema.
Formas de ouvir podcasts
É possível ouvir podcast através de sites com arquivos de áudio disponíveis, ou fazendo downloads dos podcasts desejados para o computador ou celular, conseguindo ouvi-los até off-line oooou, até mesmo, por meio da instalação de um agregador de podcasts, um software que informa quando há atualizações nos podcasts que você companha.
–
Agora que você aprendeu o que é um podcast e conheceu as diversas maneiras de ouvi-lo a qualquer momento, que tal descobrir como utilizá-lo para ampliar seu desempenho empresarial? Converse com a gente e descubra como podcasts podem se transformar em estratégias de sucesso para o seu negócio.